TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - A FORMAÇÃO DOS PSICÓLOGOS E A SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

UNIDADE UDC - ANGLO

DANGELO DAVID AUGUSTO CAETANO DE CAMPOS

A FORMAÇÃO DOS PSICÓLOGOS E A SAÚDE PÚBLICA

Trabalho apresentado como requisito obrigatório de avaliação da disciplina estágio social junto ao Centro Universitário UDC – Unidade UDC Anglo.

Professora supervisora: Jane M. M. de

Carvalho

FOZ DO IGUAÇU

2017

Com a constituição de 1988 o modo como lidamos com a saúde pública mudou, ampliou-se a visão reducionista de fundamentação assistencialista e biomédica.

É necessário, para se ter saúde, uma união de fatores, como alimentação, emprego, lazer, educação, etc.

        A saúde passa a ser direito de todos, sendo dever também do estado dar acesso universal e igualitário à saúde.

        O Programa da saúde da Família (PSF) foi criado com o intuito de acabar com o modelo assistencialista, com postura medicalizante. Foi desenvolvido pelo ministério da saúde com o objetivo de reorientar o modelo assistencial a partir da atenção básica.

        No PSF o atendimento é prestado por uma rede multiprofissional. Essa equipe multiprofissional deve conhecer a realidade de sua comunidade, das famílias e estabelecer metas e atos à favor da saúde da população.

        As formações dos profissionais de saúde não contribuem para que isso ocorra. São formados sem conhecimento acerca da realidade crua e nua dessas famílias.

É preciso ter profissionais críticos, capazes de se doar para ajudar outras pessoas (no âmbito social), de aprender e trabalhar com a equipe dentro da comunidade.

O psicólogo, no Brasil, é formado para trabalhar na área privada, seja clínica, empresa ou concursos. Não há uma formação voltada para a área pública, não temos ferramentas teóricas e técnicas para atuarmos no SUS, nas UBS, no PSF ou qualquer outro setor público.

É preciso que cada teoria e prática, cada formação e atuação seja sustentada dentro de uma transdisciplinaridade, onde cria-se uma zona entre as profissões onde cada profissional tem que “se encontrar” e realizar tarefas que talvez não estejam planejadas e/ou antecipadas.

Os cursos de psicologia devem formar profissionais críticos, é uma das características mais importantes para uma atuação que fará a diferença.

A psicologia como uma ciência deve cada vez mais promover atuações à favor da clínica social, sustentando práticas sociais. Os psicólogos tem potencial para realizar uma conexão entre as variadas áreas que atuam com a realidade brasileira, conectando profissionais com famílias carentes, conectando profissionais entre si e conectando a rede de assistência com o governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com