TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE PALESTRA FISIOTERAPIA

Por:   •  1/12/2015  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  1.637 Visualizações

Página 1 de 3

Jornada Academica

Fisioterapia nas Disfunções Sexuais Feminina

Palestra ministrada pela Fisioterapeuta Ana Beatriz.

Uma palestra que me chamou atenção por não ter conhecimento de que através de técnicas fisioterapêuticas podemos dar uma qualidade de vida melhor para mulheres e seus parceiros que sofrem com essa disfunção.

As disfunções sexuais constituem um problema que afeta a qualidade de vida de muitas mulheres. Dentre elas destacamos a dor pélvica crônica, a anorgasmia secundária, o vaginismo, prolapso, parto vaginal, cirurgias, deficiência hormonal, alterações da inervação, hipertonia, idade, como as principais manifestações anormais mais comumente encontradas.

Qualquer alteração no tônus dos músculos que formam o assoalho pélvico pode determinar o surgimento de vaginismo ou anorgasmia.

A fisioterapia ira atuar em relação a questões hormonais e orgânicas dessas mulheres, é tratamentos com relaxamento da musculatura do assoalho pélvico (MAP) ou fortalecimento da mesma, a conscientização dessa musculatura, pois muitas mulheres não tem o conhecimento da musculatura do assoalho pélvico.

Os métodos fisioterapêuticos utilizados baseiam-se na contração voluntária dos músculos perineais para reeducar o assoalho pélvico e aumentar seu tônus muscular, os cones vaginais buscam efetividade por propiciar um ganho de força e resistência muscular por meio do estímulo para recrutamento das musculaturas, eletroestimulação, trabalho manual (toque) o objetivo dessa técnica é também promover a conscientização da musculatura perineal através da contração e do relaxamento mediante o comando verbal, dessa forma a mulher terá um conhecimento corporal mais aprimorado e aprenderá a relaxar a musculatura durante a relação sexual.

Estas técnicas fisioterapêuticas podem ter diversas finalidades e são comumente aplicadas no tratamento da incontinência urinária feminina e masculina e no pós-operatório. No entanto, estes recursos estão sendo aplicados nas doenças sexuais femininas (DSF) e com resultados satisfatórios em função de estarem baseados na reeducação perineal, dando uma melhor qualidade de vida a essas mulheres que buscam por tratamento.

Tratamento Postural

Palestra ministrada pelo Fisioterapeuta Bruno Matoso

A má postura pode causar diversos problemas à saúde, desde alterações músculo esqueléticas até mesmo respiratórias. Dor em faixa, dor de lado, dor nas costas normalmente, esses problemas são decorrentes da postura incorreta. A pessoa vai se acostumando a usar o corpo de forma errada e não percebe. O fisioterapeuta é um dos profissionais que podem identificar essas alterações através de uma avaliação postural individualizada.

A maioria das alterações decorre de problemas nos pés, a forma como a pessoa apoia o pé no solo ao caminhar. As principais alterações posturais são: hiperlordose, hipercifose e escoliose todas essas posturas podem ocasionar problemas na mecânica respiratória, compressão do pulmão, diminuição do volume pulmonar, obstrução das vias aéreas levando a alterações respiratórias isso em longo prazo.

O tratamento da fisioterapia esta em corrigir ou melhorar esta postura com alongamentos, exercícios físicos, RPG ajuda na melhor postura e no tratamento de distúrbio já instalado. Tratar torácica e cervical, depois periferias superiores onde estiver a dor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com