TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Sosioassistencial e Terceiro Setor

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Anhanguera Uniderp-

Serviço Social

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Tutor a distância:

Ceres 08 de Novembro de 2014

Introdução:

Este trabalho e de fundamental importância para orientação quanto as diferentes formas de métodos e como realiza-lós contribuindo para o planejamento e elaboração de trabalho acadêmico.

Tem como objetivo a produção de projeto de pesquisa, enfatizando um tema da área  de Serviço Social, contribuindo para o conhecimento sobre o que é pesquisa, quais seus métodos, técnicas e aplicações.

TEMA :

Gestão Social e Políticas Públicas de Desenvolvimento

Democratizar a Gestão das Políticas Sociais

O tema acima foi escolhido por abranger uma grande parte da sociedade na atualidade através de seu tempo de gestão e de pesquisas produzidas ao longo dos últimos anos. A Gestão Social vem ganhando seu espaço e tarefas no mercado de  trabalho e aumentando a sua área de atuação, tem sido discutido temas, desafios e conquistas importantes para a atuação  dos movimentos sociais na participação e no controle social sobre as políticas publicas.

As políticas publicas   estabelecem metas e encaminham soluções para resolver problemas sociais nas mais diversas áreas, tais como: Educação, transporte, habitação, saúde, assistência social, lazer, segurança e meio ambiente. A recente população da gestão social  tem ganhado o seu espaço , extrapolando fronteiras acadêmicas, a gestão esta nos Estados, Saúde, Educação, Previdência Social, risco e vulnerabilidade, também inserida em discursos gerenciais e agendas de governos e associada á abertura de mercados profissionais.

A busca pela inovação tem crescido gradativamente dia após dia, parece caracterizar a recente trajetória das políticas publicas no País, passando da categoria de subproduto aquela de produto ou mesmo de matéria das políticas em si.

Nessa busca por inovação, a gestão social vem progressivamente afirmando-se como território de inovação e colocando-se como alternativa de modelo de governo dos processos de transformação  social.

 Política Publica  compreende o conjunto de intervenções e ações do Estado orientadas para a geração  de impacto nas relações sociais. Por meio das políticas sociais é possível mudar a divisão de poder na sociedade, fazendo privilégios em direito. “direitos  em principio” em “ direitos na pratica”, população em cidadãos ativos, estruturas administrativas patrimoniais e população em mecanismo eficientes de gestão pública, sociedades sábias em novas formas de organização , integração e desenvolvimento do capital social, fortalecendo a governabilidade local.

Interessa- nos tratar o social a partir da sua emergência como ‘ questão social’, ou seja , como reconhecimento de novos problemas que toma a arena política a partir da transformação  de necessidades em demandas, processo este que só pode ser realizado á própria construção dos novos sujeitos políticos.  

Ficha Bibliográfica

Autor: Antonio Carlos Gil

Titulo: Métodos e Técnicas Sociais

Edição: 6° São Paulo

Paginas: 207

Editora: Atlas S.A

Resenha critica:

Observamos que a gestão das políticas tem passado por vários processos de inovação social, transformando as estruturas governamentais e as formas de gestão publica de modo a permitir a inclusão dos setores anteriormente excluídos da condição de cidadania. As condições para inovação social depende da capacidade dos dirigentes de mobilizar e valorizar os funcionários públicos na redefinição da missão institucional comprometendo-os com os desafios do processo de democratização da gestão.

Metodologia científica

A metodologia cientifica é de suma importância, é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de produções cientificas. A evolução da ciência se desenvolveu através da inteligência humana que ultrapassou os seus medos e esta superando suas expectativas, evoluiu para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Dessa forma nasceu a ciência metodológica.

O método científico visa descobrir a realidade dos fatos, que uma vez descobertos, ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento, devem guiar o uso do método, ele percorre caminhos da duvida sistemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com