TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estágio

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório de Observação

Introdução

O presente relatório é a epítome da observação realizada na Escola Estadual Gerônimo Arantes e seu entorno entre os dias 26 de maio de 2015 a 30 de junho de 2015. Tal observação objetivou promover um contato entre o graduando e a realidade em que a escola está circunscrita. Assim, torna-se possível a reflexão das debilidades e potencialidades vivenciados pela comunidade escolar em seu contexto social e político. Aqui, serão apresentadas as impressões relativas a estrutura escolar, as relações sociais em seu interior e seu funcionamento.

Sendo assim, no decorrer do estágio busquei me debruçar sobre o esforço de compreender as relações produzidas pela relação entre os atores sociais que permeiam o ambiente escolar- professores, funcionários e estudantes- e, principalmente o processo de interação da professora com os estudantes. A observação e anotação de questões/acontecimentos que chamaram minha atenção, bem como os textos lidos e os debates produzidos nas disciplinas da licenciatura serão utilizados como base para a produção do presente relatório. Segundo Iraíde Barreiro:

Observar é olhar atentamente para um fato ou uma realidade, tanto naquilo que se mostra como realidade, quanto naquilo que a oculta. Nem sempre o que vemos ou observamos constitui-se no real. Observa-se algo para se conceber uma ideia do real, para desvendá-lo. A observação é relevante quando temos claro qual é o seu objeto; caso contrário, pode-se coletar informações inúteis e desconsiderar outras essenciais. (BARREIRO, 2006, p.92)

Documentos como a Proposta Pedagógica da escola e o Planejamento anual, não foram repassados a mim, pela escola. Segundo os Vice-diretores, somente a Diretora poderia permitir meu acesso aos documentos. Compareci ao estágio tanto no período matutino quanto noturno e não tive a oportunidade de encontrar a Diretora. Procurei a Professora para ver se se conseguia acesso ao Planejamento anual da disciplina e ela alegou que já não os tinha. Isso causa um prejuízo ao processo de reflexão, já que tais documentos colaboram com a análise da maneira como a escola trabalha a disciplina.

Partirei da ideia de que o estágio se iniciou a partir do meu contato com a escola, professores e demais funcionários. Para Iraíde Barreiro (2006) os trabalhos a serem realizados no estágio precisam ser divididos em cinco momentos precisos, sendo eles: Observação e atuação na escola; desenvolvimento de um projeto de atuação; Observação e atuação na sala de aula; processo de recriação e por último tem-se a elaboração do Relatório Final de Estágio.

Os materiais acessados na disciplina colaboram justapondo a teoria com a prática cotidiana da escola, tornando possível uma elaboração que acompanhe a realidade levando o estagiário a ultrapassar representações que estão no campo da aparência.

Portanto, para compreender o objeto analisado é preciso considerar o contexto em que ele está inserido, interpretar tal realidade é suscitar um leque de descobertas, desconstruindo trivialidades do cotidiano consideradas acabadas em si mesmas. No entanto, os elementos externos também contribuem para uma melhor apreensão do contexto, pois mesmo indiretamente influenciam a problemática examinada.

Buscarei, então, realizar a descrição do espaço escolar e seus arredores assim como as relações que nele se expressão, bem como a relação entre comunidade e escola se dá a partir desse contexto.

Observações realizadas acerca do estágio na Escola Estadual Gerônimo Arantes

A Escola Estadual Gerônimo Arantes possui aproximadamente 2000 estudantes dispostos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Percebe-se que boa parte dos alunos moram no bairro em que a escola está localizada e alguns bairros ao seu redor (Dona Zulmira, Tocantins e Guarani).

A Escola dispõe de 18 salas de aula e 1 sala que funciona como biblioteca e audiovisual, sendo o único espaço para a utilização de equipamentos como Datashow.

Na escola há uma quadra de esportes coberta, utilizada principalmente pelos meninos- para jogar futebol- no horário da educação física.

A biblioteca é um ambiente pouquíssimo utilizado pelos estudantes e conforma-se em um espaço apertado que se desdobra para transformar-se em sala de vídeo.

O prédio da instituição é formado por dois andares que se estruturam em corredores formando um retângulo. O que me remeteu ao modelo prisional ao qual Bentham, nomeou de Panóptico.

O Panóptico funciona como uma espécie de laboratório de poder. Graças seus mecanismos de observação, ganha eficácia e em capacidade de penetração no comportamento dos homens; um aumento do saber vem se implantar em todas as frentes do poder, descobrindo objetos que devem ser conhecidos em todas as superfícies onde se exerça. (FOUCAULT, 1977: p.180)

Assim, tal estrutura escolar configura-se como um dos diversos instrumentos de poder que busca controlar os corpos disposto no ambiente escolar, impondo seu poder disciplinar.

Observei que as cadeiras e mesas são o principal foco de manifestação expressiva dos alunos, mais que as paredes. São desenhadas, assinadas, contem poemas e recados na maioria dos móveis. Alem disso, é possível perceber a existência de infiltrações, janelas quebradas e na sala dos professores móveis quebrados- sofás e cadeiras.

A escola está situada na Av. dos Taróis, no bairro Taiamam, na zona Oeste da cidade de Uberlândia. A rua da escola é formada, principalmente, como uma área comercial. Mas nas proximidades da escola é possível encontrar conjuntos habitacionais. O comercio, próximo a escola, compreender mercados, farmácias, uma padaria e uma papelaria onde os professores dispões os materiais de xerox que precisam ser adquiridos pelos estudantes.

Como a maior parte dos estudantes fazem parte do bairro, onde está localizada a Escola, poucos se concentram nos pontos de ônibus que ficam em frente a escola.

As linhas de ônibus que dão acesso à Escola são:

Linha

Bairro

A122

Guarani/T.Central

A126

Tocantins / T. Central

A128

Guarani/T.Central

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com