TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  2/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

 2.1 O PROJETO                            _        5

2.2 DESCRIÇÃO DO PROCESSO        5

2.3 EXECUÇÃO DO PROJETO _        6

2.4 AVALIAÇÃO DO PROJETO        7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.        8

4. REFERÊNCIAS        9


   1-INTRODUÇÃO

     O CRAS-bela vista, localizado na Rua Doutor Maia, nº1710 bairro Bela Vista  em Uruguaiana, Tem como características principais o acolhimento, Práticas Terapêuticas, Preventivas, de Promoção à Saúde. A Casa adota uma politica social em âmbito institucional, na práxis correspondente a uma atividade prática em oposição à teoria, fazendo com que a principal ferramenta seja o ambiente social que a casa atua. Na praticidade do dia a dia, sendo feitas entrevistas, relatórios, acompanhamentos, que vem ao encontro das necessidades diárias nas mediações das relações sociais que cada individuo articula nas suas necessidades, sendo assim criados programas e projetos que transforme a realidade institucional na mais clara proposta que de amparo assistencial. Recursos Financeiros, a CASA VIDA tem como principal mantenedora a própria comunidade, onde possui um trabalho de telemarketing, que mobiliza a Sociedade para angariar recursos financeiros com o intuito de manter a instituição, contam com parcerias de diversas Empresas, como supermercados, padarias, fruteiras e farmácias.  Âmbito Institucional, a Casa vida atualmente no município de Uruguaiana abriga 18 pacientes em tratamento de saúde, com financiamento da própria comunidade.

2-  RELATÓRIO DE COMCLUSÃO DO PROJETO DE AÇÃO

2.1 O projeto:

O projeto de intervenção do estagio curricular III, teve como foco principal  proporcionar aos pacientes e seu familiares juntamente com os cuidadores da casa que estão de passagem na cidade de Uruguaiana para tratamento de saúde, sendo este em tratamento   do  câncer, no primeiro momento do estágio  observamos    que esses  pacientes tem seu lado emocional bastante abalados que precisam de apoio e orientações do serviço social  como  irem atrás de seus direitos sociais, no segundo momento do estágio tivemos a nítida clareza que a casa precisava de um projeto de intervenção voltado para  as dinâmicas relacionadas ao social  e o psicológico.

   O  projeto proporcionou a estes pacientes o desafio de como lidar com a doença e manter sua auto estima elevada, tiveram também o desafio de ir atrás de seus direitos garantidos em lei.

2.2- Descrição do Processo:

No inicio do I estágio, analisando documentos e alguns pareceres, comecei o levantamento das causas principais que estão levando esses pacientes ter uma baixa perspectiva de vida após um diagnostico de  câncer, e a falta de informação sobre seus direitos sociais.

                     A partir desta constatação, no II estágio começou a elaboração do projeto Reabilitação de Auto Estima em Pacientes em Tratamento Contra o Câncer, onde foram debatidos vários tópicos e possibilidades, estudo feito em equipe.

Através da analise institucional foi realizado o diagnóstico e a elaboração de um cronograma do projeto, e parâmetros para o êxito deste projeto.

 2.3- Execução do Projeto:

Foi elaborado um cronograma de atividades  dado convites aos pacientes e seus cuidadores, com 10 dias de antecedência, de forma estratégica para que eles pudessem se organizar para participar do evento.

                    No dia do projeto, eles foram recepcionados por toda equipe da Casa Vida, onde no primeiro momento receberam uma cartilha com orientações sobre seus direitos sociais das pessoas com câncer e  com textos em anexo pra levantar a auto estima e motivação. Logo após Palestra de conscientização da importância do convívio e participação familiar, no tratamento contra o câncer.

Diante de uma perspectiva de ajuda, foi solicitado a participação de uma Psicóloga e de pessoas que tiveram a doença e passaram  pelo tratamento assim passando suas experiências e suas superações diante da doença, mostrando pra estes pacientes e seus cuidadores como é possível amenizar  todo sofrimento e a baixa perspectiva de vida após um diagnostico de câncer, assim podendo dividir experiências  a onde eles  puderam ver como é importante  a participação da família durante o tratamento e como é de fundamental valia estar participando de grupos de auto ajuda e tendo um acompanhamento psicológico na fase do adoecimento.  

Foram notória a aceitação por parte dos pacientes e seus cuidadores, onde participaram e fizeram perguntas sobre diversos assuntos.

[pic 15]

Foto: Casa Vida 01/04/2015.

2.4- Avaliação do Projeto

Os objetivos propostos no tema era Reabilitação de Auto Estima em Pacientes em Tratamento Contra o Câncer, conscientizar e orientar os pacientes e seus cuidadores  sobre a importância da auto estima e o apoio da família durante o tratamento, pois apenas 75% do público alvo compareceram. Porém os que se fizeram presentes foi satisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (100.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com