TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica O Menino Que Descobriu o Vento

Por:   •  8/2/2021  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  2.292 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

RESENHA CRÍTICA – O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

Baseado em uma história real e ambientado no Malawi, O Menino Que Descobriu o Vento retrata a história de William Kamkwamba, um garoto morador de um pobre vilarejo da região.

Durante o rigoroso período de chuva que acomete a região, os moradores do Malawi ficam incapazes de trabalhar no campo. Contudo, quando a chuva cessa e a seca paira sobre a região, a situação de todos fica muito pior, pois pessoas começam a morrer de fome e não podem contar com a ajuda do governo. Sensibilizado com a situação na qual seu povo se encontra e motivado por sua sede de conhecimento, William descobre uma maneira de salvar a todos.

Apesar de ser expulso da escola devido a falta de pagamentos da mensalidade, o personagem não desiste do seu sonho de estudar. Contrariando as diretrizes impostas pelo diretor e contando com a ajuda de um ex-professor, ele obtém acesso a biblioteca do lugar que, apesar de não ter um grande acervo, dispõe de materiais acerca de energia eólica. É através da leitura desses livros que o rapaz encontra meios de contornar a adversa situação em que se encontram.

Embora no início tenha dificuldade, o jovem Kamkwamba convence seu pai, Trywell, e os demais adultos de que é possível sim gerar eletricidade a partir da força dos ventos, “como eles fazem na américa”. Com a ajuda de todos, o menino ergue sua torre eólica e, assim, gera eletricidade suficiente para alimentar sua bomba d’agua. É maravilhoso ver o olhar renovado do pai para com seu filho, mostrando o quão orgulhoso está do jovem.

E aí está um ponto chave do filme: Apesar de não ter tido a oportunidade de estudar, desde o começo Trywell reconhece a importância da educação, usando seus poucos recursos financeiros para pagar a escola de seus filhos. Quando decidiu acreditar nas palavras de seu garoto, percebeu o poder que o ensino tem.

No final, o olhar sublime que William direciona para o horizonte, nos mostra que devemos sempre olhar para o nosso futuro, em busca do melhor. E, também, que os ventos do destino nos levam aonde desejamos chegar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com