TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto - O Menino, o Vento e a Pipa

Por:   •  27/10/2019  •  Artigo  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

O Menino, o Vento e a Pipa

    O texto nos faz refletir como as crianças são repletas de fantasias, sem preconceitos, opostas de nós adultos.  

    Apresenta um menino chamado João, portador do vírus HIV, uma criança bastante sonhadora, com uma grande imaginação, com atitudes como de qualquer criança que brincam o tempo todo. João era decidido, não se cansava e não se deixava abalar. Sua imaginação o fazia viver de maneira diferente, a ver o que poucos viam, acreditando em um mundo de magia, como sua pipa, que por mais difícil que era a colocar no alto ele nunca desistia. Deixando claro a comparação com a vida de que não devemos desistir nunca.  

    Certamente João estava em uma instituição que acolhia crianças doentes, sem família, sem lar e a instituição era seu mundo. Para João as paredes daquela instituição era seu castelo onde ele podia sonhar e brincar.  

    Dentro da nossa humanidade está a diversidade entre os povos. Diferenças de raça, cultura, crença. Tornando nosso mundo cheio de aprendizagens.

   O preconceito ainda é muito comum atualmente. Perseguições, brigas, violência, baseadas apenas nas diferenças são noticiadas no mundo todo.  

    É com as diversidades que se promove novos horizontes de pensamentos e conhecimentos.  Ela nos faz refletir sobre a maneira de pensar, agir, tomando decisões mais elaborada.

    O respeito às diferenças é a maneira que temos de respeitar e conviver bem entre todos na sociedade. Se realmente queremos uma sociedade justa e igualitária, precisamos ficar atentos a maneira como agimos, pensamos e falamos a fim de que não cometamos nenhum tipo de exclusão. O texto - O Menino, o Vento e a Pipa - nos faz pensar como podemos encarar nossas vidas de várias maneiras, sem que os problemas que a vida nos oferece façam com que nossos objetivos e sonhos deixem de ser alcançados. Muitas vezes temos que passar por certos obstáculos, para servir de inspiração e motivação para seguir em frente como João fazia. Todos os dias vivia seu mundo em um castelo, onde se passavam várias histórias, com sua amada pipa.

   

No contexto escolar, sempre respeitei os professores da mesma forma. Todos foram muito importantes na minha vida. Respeitando os chamados “bravos” da mesma forma como respeitava os “bonzinhos”. Aprendendo desde cedo que a diversidade é rica em aprendizagem. Assim como João, jamais deixei de sonhar com um futuro melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com