TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Merton- CTS

Por:   •  9/12/2015  •  Resenha  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese Módulo I

A única entidade intelectual na Europa durante a Idade Média era a Igreja Católica, que possuía as Escolas Monásticas. No entanto, a Reforma Protestante trouxe um certo abalo para essa “monopolização” do conhecimento. O protestantismo modificava a leitura e a interpretação da Bíblia, criando escolas para alfabetizar os seus fiéis com o objetivo de escrever e de divulgar a nova fé.

Em seu texto, Merton liga o puritanismo, o pietismo e a ciência. Para ele, a ética puritana influenciou os interesses ingleses no século XVII e impulsionou o progresso científico

Após a criação das primeiras universidades e comunidades científicas, o progresso científico teve um grande salto. Segundo Merton, alguns cientistas (como Robert Boyle) estavam impregnados pelos valores da ética protestante na condução de seus trabalhos. Ele explica que o desejo em realizar atividades cientificas possuía os princípios de fazer um bem para humanidade, mas também um desejo divino. o estudo da natureza passou a ser o objeto da ciência para aliviar as tarefas dos homens e glorificar a Deus. Colocando em termos sociológicos, para a comunidade científica protestante, os dois valores apreciados eram o utilitarismo e o empirismo.

Segundo ele, a ética religiosa foi progressivamente tornando-se favorável à ciência. Logo no início de seu discurso, Merton descreve o ethos puritano, onde a exaltação da razão para conter as paixões era algo necessário na época, que combinava o racionalismo e o empirismo. Merton diz que, possivelmente o ethos puritano não influenciou diretamente a história interna da ciência.

Assim, pode-se dizer que o protestantismo, com sua ética puritana promoveram fortes influências na ciência. Alguns estudos de Merton mostraram que a porcentagem de estudantes protestantes era muito superior à dos católicos nos institutos modernos. Um exemplo é a fundação da Royal Society, onde os membros fundadores exerceram um grande impulso na ciência e tecnologia com o desenvolvimento da ciência experimental, sendo eles influenciados por concepções puritanas.

O outro texto faz uma abordagem relacionada a pesquisa e desenvolvimento nos EUA, mostrando as influências da situação social, econômica e política sobre as pesquisas científicas.

Pode-se dizer que a pesquisa científica aplicada a indústria foi iniciada durante os anos 1870 na Alemanha. No entanto, após 50 anos, as indústrias norte-americanas já eram as principais colaboradoras das pesquisas industriais.

Avanços na física e na química incentivaram o crescimento da pesquisa industrial, tanto na Alemanha quanto nos EUA. Grande parte destas pesquisas eram direcionadas para a área da química, principalmente na Alemanha. Os avanços das ciências físicas colaboraram para a inovação de processos e produtos, fazendo com que grandes empresas (como General Eletric e Alcoa) fomentassem a pesquisa industrial. Outro fator que causou tal fomento foi a política antitruste dos EUA, reforçada por ações judiciais e legislativas

No início do século XX, as intensas competições em busca de nova patentes incitaram grandes empresas a ampliarem seus laboratórios de pesquisa, permitindo estas de manter seu poder de mercado sem infringir as leis antitruste. Ainda no início do século XX, algumas mudanças nos EUA estimularam o investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com