TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Nina Rodrigues “Mestiçagem, degenerescência e crime”

Por:   •  18/9/2019  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Nina Rodrigues estudou o mestiçamento explanando pelo seu olhar como um problema para formação do brasil . Em sua época a discussão daria-se pelo o fato de ser tornado um problema segundo ele como o “apaixonante” problema mestiço. sua visão pessimista, e seus pressupostos científicos que o “povo” brasileiros não se constituía de elementos antropológicos culturais para compô o progresso nacional e não teria futuro pela degenerescência e as tendências ao crime dos negros e mestiços. Para o autor o elemento negro constituía um fator nocivo à nação brasileira.

Para provar as desvantagens da mestiçagem em sua pesquisa, Nina optou pela observação de uma localidade pequena, como possibilitador de facilitar a percepção da mestiçagem dentro das causas degenerativas, diante de que não havia na época dados suficientes para análise e dados estatísticos. As observações foram realizadas na localidade de Serrinha que serviu de estudo para retratar como a mestiçagem era fator do crime no Brasil para “Mestiçagem, degenerescência e crime”. A degeneração estaria no fato daquela população serem do cruzamento raciais diferentes sem laços de parentesco entre elas, transmitido assim heranças de tara hereditária, e alguns dos manisfestações das degeneração seriam por exemplo, a sífilis e o abuso de bebidas alcoólicas. Segundo o autor: “O cruzamento de raças tão diferentes antropologicamente, como são as raças branca, negra e vermelha, resultou num produto desequilibrado e de frágil resistência física e moral, não podendo se adaptar ao clima do Brasil nem às condições da luta social das raças superiores. ”(NINA RODRIGUES, 2008).

No estudo da criminalidade considerando o mestiçamento um fator criminógeno, uma das consequência seria as diferentes características antropológicas ou étnicas das raças que se cruzam trazendo defeitos. Nina Rodrigues buscou em análise clínica é característica de sua produção bibliográfica, e tipos tropicais de localidades, a forma de expor seu julgamento no qual comprovasse o fator racial em criminosos natos, utilizou das suas próprias observações e experiência própria. Seu estudo tinha aspecto de novidade na época, e essas análises realizadas pelo autor de que os povos mestiços trazia o resultado de uma população brasileira violenta por conta da mestiçagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com