TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Os contos Secretos do Marques de Sade

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CAMPUS FLORESTA

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina:

Leitura e Produção de Texto

Período:

Professor: 

Ericson Araújo da Costa

Titulação:

Mestrado

Alunos (as):

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Data:

        /      /  

Percebemos no filme há uma constante abordagem em relação ao amor, aliás, vários tipos de amor. Podemos presenciar o amor do Marquês pela literatura que é algo fascinante, chegando ser algo trágico como podemos ver no desencadear das cenas. Presenciamos também o amor do Marquês pela lavadeira, o amor do Abade também pela lavadeira, o amor da lavadeira pelo Abade, da lavadeira pelo cavaleiro, da lavadeira pelos livros do Marquês. Na realidade Sade ama tanto suas palavras e a forma como manuseia as mesmas por meio da escrita, que abre mão de sua mulher, de sua vida, da sua integridade física para dedicar-se a arte de escrever. Quando voltamos o nosso olhar para o Marquês podemos verificar que nele existe a função de autor que se sobrepõe a ele mesmo, não se preocupa nem mesmo com a manutenção da própria vida é mais importante para ele do que escrever e produzir seus textos. A vontade do Marquês em escrever contrapõe qualquer limite para tentar burlar os sistemas externos que tentam silenciá-lo, usando vinho, sangue, fezes, o personagem escreve e assim produz contos e mais contos. Quando privado de papel e de penas, chega a declarar: “Minha escrita é involuntária, como os batimentos do meu coração. Minha ereção constante!”. Ele vê a escrita como uma forma e libertação pessoal. É ou não é um ato de amor?

Sendo assim, diante das exposições feitas em sala com relação à função sociocomunicativas que os textos precisam ter na sua essência e que essas são realizações linguísticas concretas definidas por propriedades da própria sociocomunicação, ou seja, dentro de um contexto cultural, com função comunicativa, às vezes político e até religioso.

Elabore uma resenha crítica onde você apresente dados do Filme que comprove a função sociocomunicativa dos contos do Marquês. Lembrando o contexto da época e todos os outros fatores presenciados na película assistida por vocês em sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com