TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Racismo

Por:   •  25/10/2019  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

O racismo é o modo de pensar no qual se dá grande importância à existência de raças humanas distintas e superiores, normalmente relacionando características física, traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. Um exemplo mencionado na palestra, além do racismo ao negro, foi a perseguição dos judeus.

A palestra da Profa. Elvira Rodrigues de Brito retrata o racismo, comprovando numericamente que os negros são uma raça que sofrem muito preconceito. Esse preconceito é uma consequência de sua história que reflete até os dias de hoje. O negro não nasce feliz, não encontra um amor com facilidade, tem dificuldade em arranjar um emprego, tem apelidos que muitas vezes não o agradam, tem que lidar com olhares de desprezo, entre outras coisas. Está na hora de dar um basta nessa situação.

Apesar de existirem várias campanhas abordando o racismo, a cicatriz dela vai bem mais fundo. Todos se dizem não ser preconceituoso porem ao ver um negro na rua, ficam cautelosos. Todos se dizem compreensíveis, porém quando o assunto é cotas para negros não percebem que isso é necessário para a inclusão social deles. Negros são sim seres humanos normais como quaisquer outros, porém é necessária uma atenção especial para eles. A maioria da população negra atualmente se situa em classes sociais baixas, com baixo nível de escolaridade e cargos baixos, tudo isso por conta de seu passado.

Esse tipo de palestra é importante para que o mundo, mas principalmente nossa geração de jovens, se conscientizem e possam transformar o mundo num lugar melhor. Diariamente lidamos com conflitos raciais, além dos já ocorridos como a Segunda Guerra Mundial e o Apartheid. Não vamos cometer os mesmos erros do passado, precisamos manter nossa mente aberta, descolonizar nossos saberes, nem sempre tudo que achamos que é certo é realmente certo.

São Paulo, 19 de Março de 2017

Metodologia Cientifica: Resenha Critica

Universidade Federal de São Paulo

Giovanna Mai Kikuchi Amancio

Prof: Werner Siegfried Hanisch

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com