TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica sobre racismo e xenofobismo

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

                      Analise critica

Darcy ribeiro logo no inicio de sua obra, narra a forma violenta de como o Brasil foi colonizado. Como os europeus chegaram de forma brutal e trazendo com eles doenças jamais conhecidas pelos povos indígenas como coqueluche, á tuberculose e ao sarampo, instalando assim uma verdadeira tragédia. Os primeiros índios que os portugueses tiveram contato foram com os tupis, pois grande maioria deles viviam no litoral e eram considerados povos pré-agrícolas pois plantavam e cultivam além da mandioca uma grande variedade de matérias-primas, assim garantia a fartura de alimentos durante todo o ano.

O autor também trata da fusão entre os negros, europeus e os índios cativos que mais tarde se converteriam tomando conhecimento dos seus pecados, que os ameaçavam lançá-los no inferno. Assim foi instalado três tipos de povos, um formado por escravos africanos dos engenhos e portos. Outros por mamelucos e brancos pobres. E os terceiros constituídos por índios como escravos de outros núcleos ou concentrados nas aldeias.

Foram grandes os conflitos entre os jesuítas e os colonos, cada um defendendo a sua solução relativa aos aborígenes, os jesuítas defendiam: a redução missionaria, e os colonos: a escravidão. Venceram os colonos que usaram os índios como guias, lenhadores, caçadores, pescadores, criados domésticos, artesãos e as índias como ventres criando uma vasta prole mestiça, os brasileiros.

Após algumas décadas, 0s jesuítas reconheceram que, pelo fracasso da conversão não conseguiram converter os índios e também não salvaram as suas vidas. E foi um grande fracasso dos jesuítas na retirada dos índios de suas aldeias para concentra-los nas reduções, para servir aos padres, mas eram facilmente vitimados pelas pragas.

        Darcy nessa obra problematiza a historia da humanidade em seus tempos passados, que ajuda a entender ou fazer uma projeção ao futuro de uma “civilização humana”, que compreenda formações socioculturais. Hoje podemos associar deste esquema conceitual proposto por Darcy, tais como a desigualdade e o atraso brasileiro, a educação e a universidade pública, o racismo que ainda é muito presente na nossa sociedade e o xenofobismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com