TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto a alfabetização

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução a Sociologia / Licenciatura

Profa. Eloísa Martín

Alunos: Marcelo Cruz, Paulo Roberto Hallier Einert Junior, Pedro Fernando Gouveia e Raíssa Pereira

Trabalho prático “Testando o Aparelho de Conversação” - Data da entrega: 22/05/2018

Na 1º parte do trabalho

a) Explique qual foi a lógica da escolha da situação proposta (quais os motivos, por que vocês esperavam que daria certo, se vocês fizeram uma tentativa anterior que fracassou e como planejaram a nova estratégia, etc)

No início da elaboração da situação não estabelecemos regras, isso fez com que surgissem dificuldades, pois sempre acabávamos escolhendo um lugar do segmento alimentício como padarias, cafeterias, restaurantes, etc. Após analisar os motivos que nos prendia no desenvolvimento do trabalho, observamos que seria interessante escolher lugares que geralmente fosse apenas de passagem e que não tivesse na nossa rotina.

Nós criamos, com base nesse primeiro planejamento, três critérios para escolher a situação: Tinha que ter relação com alguma área de conhecimento restrito, ou seja, o interlocutor para nos ajudar deveria ter um conhecimento específico. O segundo critério a ser seguido foi o de falar um problema para o interlocutor que, por meio do seu conhecimento específico, daria uma solução ou personalizaria um serviço que conseguisse suprir as nossas necessidades. Por fim o último critério se referia ao envolvimento do interlocutor com a história, tínhamos que criar uma narrativa que o deixasse envolver e de alguma forma gerasse uma empatia.

Com base nos critérios nós escolhermos a farmácia como estabelecimento, pois se trata de um lugar que é frequentado por alguns motivos específicos, sem uma frequência regular e sistemática. Além disso, com base nas regras estabelecidas se trata de um lugar que trabalham pessoas com um conhecimento mais técnico. O nosso objetivo era fazer que alguém indicasse algum remédio que curasse a dor de uma traição, ou vulgarmente falando um remédio para curar a “dor de corno”. Por fim coseguiríamos atingir o último objetivo que era envolver o funcionário do estabelecimento com a narrativa de como ocorreu a traição e envolve-lo ainda mais na historias que criamos.

b) Descreva e relate o acontecido durante a situação.

Quatro pessoas participaram da situação, duas delas (Paulo e Pedro) entraram na farmácia solicitando um remédio para curar alguns sintomas que surgiram após a descoberta da traição. Enquanto isso, os outros dois (Marcelo e Raissa), fingindo estarem procurando algum produto, ficaram juntos esperando em um lugar próximo do estabelecimento observando o que acontecia.

No primeiro momento o farmacêutico não entendeu muito bem o que estava acontecendo, mas quando o traído, Pedro, começou a relatar que pegou uma conversa do seu namorado com outro cara, e que após brigarem muito teve a confirmação da traição, começou a sentir dores no peito, no corpo e depois na cabeça. Também disse acreditar que esse terceiro sintoma fosse devido aos chifres que estavam crescendo.

Teve momentos que o funcionário da farmácia parecia estar envolvido e disposto a ajudar, mas em outros ele não dava muita importância e começava a rir. Quando os outros dois integrantes do grupo, que estava em um lugar próximo, fingiram escutar a conversa e disse que já passaram por algo parecido e que seu médico de fato disse que “dor de corno” pode acarretar a doenças físicas o farmacêutico começou a dar maior credibilidade no que estava acontecendo e fez mais perguntas sobre os sintomas que Pedro estava sentindo.

Por fim o farmacêutico sugeriu dois remédios, um para dor muscular e o outro para dor de cabeça. Disse que se não passasse era melhor procurar um médico, mas que ele provavelmente encaminharia para um psicólogo, porque esses sintomas deviam ser psicológicos.

Na 2º parte, analise os dados recolhidos a partir dos conceitos dos autores no capítulo estudado que sejam adequados para a situação analisada (aparelho de conversação, linguagem, socialização 1º e 2º, legitimação, institucionalização, alternância, etc). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com