TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Rousseau

Por:   •  14/4/2016  •  Resenha  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CURSO DE EDIFICAÇÕES - DEC

RESENHA

TEXTO - NASCEMOS LIVRES, MAS VIVEMOS PRESOS NA SOCIEDADE?

Autor: Francisco Renato Silva Collyer

Resenha apresentada como

 trabalho parcial do 1º Bimestre de

 2015 na disciplina “Legislação”,

 ministrada pelo Professor Juracy

 Coelho Ventura.

Aluno: Warley Edgar Alves Silva

Turma: EDI 3B

Belo Horizonte, 13/04/2015

A. PROBLEMATIZAÇÃO

Pela sociedade atual, todo individuo desde seu nascimento deve seguir as leis criadas por outros indivíduos, mesmo que este não concorde com nenhum dos preceitos já existentes deverá obedecer as leis, e caso não o faça sofrera as consequências cabíveis, o nome que se dá a esta situação é “heteronomia”.

B. OBJETIVOS

O texto tem por objetivo alertar o cidadão, fazê-lo questionar e entender como funciona a sociedade atual, bem como a função das leis. Mostra ao indivíduo os valores e leis que lhe são impostas desde seu nascimento, mesmo que este nem sempre possa contesta-las, estas impõem regras que devem ser seguidas por toda sua vida. Porem o autor também esclarece que essas leis são criadas para o bem geral, mesmo que às vezes estas privilegiem “irregularmente” somente pequenos grupos sociais.

C. JUSTIFICATIVAS/RELEVANCIA DO ESTUDO

Mesmo hoje em dia, com o fácil acesso a informação disponível a grande parte da população, a maioria das pessoas desconhecem o fato de que não há uma liberdade real na sociedade, devido a uma prisão implícita criada pelas leis e pelo fato da punição no caso de seu descumprimento, mesmo que o estado pregue ironicamente, que todo individuo é livre por lei, de acordo com varias citações da palavra liberdade no Art. 5º da constituição brasileira.

D. AMBIENCIA DO ESTUDO

        

        Foram feitos pesquisas e estudos de observação em biblioteca e escritório, mas não foram feitas pesquisas de campo para a complementação do texto.

E. SINTESE TEORICA

O texto traz uma visão de que a nossa sociedade impõe a todos uma serie de leis, que deve ser cumpridas por todos, e caso alguem não as cumpra este deve ser punido pelas medidas cabíveis, que por sua vez também são embelecidas por leis. O autor Francisco Renato baseia-se também em Rousseau, um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata, que viveu de 28 de julho de 1712 á 2 de julho de 1778, pelo ano que este existiu, percebemos que a sociedade como um todo em sua estrutura não sofreu muitas alterações, e que seu modelo proposto de sociedade se encaixaria perfeitamente caso fosse implantado atualmente.

 Este modelo social previsto por Rousseau em 1771, prevê uma sociedade que participa ativamente da criação das leis, estas não poderiam beneficiar nenhum grupo, em detrimento a outro, de tal forma que fosse equivalente a todos, e caso houvesse algum pequeno grupo sendo beneficiado devido ao egoísmo, deveria ser denunciada a lei, caso não houvesse mudanças, revoluções seriam passiveis.

F. ASPECTOS METODOLOGICOS

O autor do texto, Francisco Renato, mostra sua opinião sobre a atual sociedade se baseando em suas observações dessa sociedade e nas observações feitas por Rousseau na sociedade vista por ele, fazendo de certa forma uma comparação entre ambas a fim de mostrar como estas são semelhantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com