TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Epstemologia da Geografia

Por:   •  13/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

Disciplina: Epstemologia da Geografia

Prof. Jane Barbosa

Aluno: Victor Ramon Ramos

  1. A partir do texto de Richard Hatshorne, reflita sobre a geografia como estudo da diferenciação de áreas.

[...] uma ciência que interpreta as realidades da diferenciação de áreas do mundo, tais como elas são encontradas, não somente em termos das diferenças de certos elementos de lugar para lugar, mas também em termos da combinação total dos fenômenos em cada lugar, diferente daquelas que se verificam em cada um dos outros lugares (HARTSHORNE, 1939).

A área é como a base para o movimento em que se encontra as diferenciações. Hatshorne falava que a geografia deve se empenhar na compreensão dos eventos e como eles se combinam numa área da superfície terrestre, sendo uma ciência da natureza e da sociedade, assim, não tendo um objeto ou grupo específico, pois esta ciência está interessada em todos os fenômenos que ocorrem na superfície. O autor lembra da importância das inter-relações presente na geografia, o que levou a confusões de interpretações quando se assemelha a definição “relação entre natureza e homem”, quando na verdade o foco de estudo não seria somente a relação, mas sim todo o contexto para entender a variedade do espaço. 

  1. Estabeleça conexões entre o texto de Max Sorre , A Geografia Humana e a discussão sobre paisagem presente no texto de Antonio Carlos Vitte.

O campo de trabalho da geografia é a superfície da Terra, compreendendo a lógica dos fenômenos físicos e humanos. Sorre define o meio como uma combinação de traços elementares (característica do relevo, elementos do clima, cobertura vegetal, construções e etc) sendo que eles atuam de maneira combinada uns com os outros, formando conjuntos ou complexos elementares.

Como consequência dessa interação acorrem as diferenciações na superfície, que podem sofrer interferências de fatores endógenos e exógenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com