TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme "A Classe Operária vai ao paraíso"

Por:   •  19/10/2021  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do filme "A Classe Operária vai ao paraíso"

O filme "A Classe Operária vai ao paraíso" conta a história de Lulú, que trabalha como operador de máquina de uma fábrica, na qual ele é nomeado o “Campeão da produtividade, porém uma grande reviravolta se dá quando o personagem tenta retirar uma peça que emperrou na máquina e acaba sofrendo um acidente de trabalho, o que o faz perder um de seus dedos.

Logo após o ocorrido, Lulú passa a se questionar acerca das condições de trabalho, pois ele que era até então o campeão da produtividade, agora passa a trabalhar em um ritmo menor e ao ser questionado de se desempenho, ele mostra que ainda tem o potencial para fazer a mais rápida produção, porém não a faz porque não quer, e nessa cena vemos um aspecto de tomada de consciência acerca das más condições e de não ceder a esses processos.

O rigor no controle dos operários e no ritmo de trabalho em que exerciam, era demonstrado pelos empregados que ficaram encarregados de controlar o ritmo de produção com pranchetas e cronômetros nas mãos.

Algo interessante que acontece no final do filme é que aqueles que estavam envolvidos nos movimentos de greves, são colocados em uma linha de montagem com muita poluição sonora, a fim de dificultar o a conversa entre os operários. Lulú tenta falar sobre um sonho que teve, porém, a comunicação com os colegas fica entrecortada por conta dos barulhos, o que lembra uma tentativa de tentar fazer com que não pudessem dialogar e propor uma greve o algo do tipo.

Por fim, o filme muito nos acrescenta ao conteúdo por nós estudado neste período, ver como se dá a produção que remonta aos primeiros modelos de produção da revolução industrial, ver alguns conceitos de alguns sociólogos aplicado, como o próprio Marx que fala da consciência de classe e do próprio acúmulo de capital em cima do trabalho de um terceiro, ainda mais em condições insalubres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com