TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”

Por:   •  24/3/2019  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Instituto Federal do Rio G. do Norte, Campus Pau dos Ferros                        

 Licenciatura Plena em Química          

 Disciplina: Didática/2017.1 

 Docente: Aline Oliveira 

 Discente: Edinaldo Lima de Almeida

Resumo do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”

         Sociedade dos Poetas Mortos é um filme épico que tem como cenário uma escola para jovens e trata a relação de um professor de poesia com seus alunos em uma instituição que segue um modelo pedagógico tradicional, o qual reflete o modelo social da época, centralizador e autoritário, tanto na família como na escola.

No primeiro dia de aula, utilizando um modelo pedagógico que muito se assemelha à Pedagogia Libertária, e através de métodos didáticos inovadores, o professor, de maneira inusitada, leva os alunos a uma sala onde encontravam-se expostas fotos e troféus que contavam os feitos históricos daquela escola centenária. Em um breve diálogo com a classe, o professor diz que gostaria de ser tratado pelos alunos de O Capitão, Meu Capitão. Logo após a leitura da primeira estrofe de um poema, ele pergunta aos alunos sobre o significado do poema, usando um termo em latim, ‘Carpe Diem’, que significa - aproveite o dia. O professor diz que a linguagem metafórica usada no poema se referia à fragilidade e à brevidade da vida, levando-os a refletir sobre a importância das suas escolhas e o modo de vida que eles buscavam ter, pois, assim como aconteceu aos rapazes daquelas fotos antigas seus alunos um dia morreriam também. Dessa forma, o professor fazia brotar nos estudantes uma visão crítica de mundo.

Uma outra cena marcante do filme acontece no segundo dia de aula após a leitura do capítulo de introdução do livro de poesia, que trazia uma definição de poesia dada por um determinado crítico literário, o qual tratava a expressão poética no mesmo contexto das ciências exatas. O professor esboça no quadro um gráfico do poema em um plano cartesiano, conforme a definição dada pelo autor, sendo que em seguida os alunos são surpreendidos com a atitude do professor, ao pedir que eles rasgassem as páginas do livro com aquela definição de poesia.

O professor busca com isso mostrar para sua classe que, diferente das ciências exatas, a poesia para existir não precisa ser fabricada nas universidades, e tão pouco necessita de modelos criado pelo sistema, pois ela fala de amor, paixões, tristezas, alegrias, vida e morte, da capacidade humana de interpretar o mundo que lhe cerca, a poesia é viva, são os sentimentos descritos de forma racional, é uma arte que necessita da razão para ser interpretada, independente de opiniões, pois cada um é livre para ser o autor da sua história.

Sendo uma fonte de inspiração e um exemplo a ser seguido, logo o professor ganha o respeito e admiração da sua classe. Aqueles jovens, ao saberem que o seu professor, quando aluno daquela escola fazia parte da Sociedade dos Poetas Mortos, que era formada por um grupo de alunos que se reuniam a noite em uma caverna para declamar poemas e discutir ideias, decidiram recriar aquela Sociedade. A partir daí aqueles adolescentes tem os seus horizontes ampliados, tornam-se capazes de visualizarem novas possibilidades para as suas vidas, tornam-se questionadores do sistema centralizador e autoritário, tanto na escola como na família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com