TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do "O Capital " MARX

Por:   •  7/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

1. Segundo Marx, a história das sociedades que existiram e existem é marcado pela luta de classes. Assim, a história mostra que a sociedade sempre foi dividido em dois grupos: senhor e servo, burgueses e proletários, que vivem sempre em oposição para defender suas lutas entre opressores e oprimidos. Com a transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista, ocorreu devido ao aumento exponencial da população urbana e consequentemente houve a necessidade de uma maior produção de alimentos e expulsão do homem do campo para a cidade, dando início a uma era industrial.

Essa era é o modo de produção capitalista, na qual existia o proletariado e a burguesia. A burguesia era os donos dos meios de produção, já o proletariado era os operários que trabalhavam para os burgueses. Neste sistema chamado modo de produção capitalista existem várias formas de dominação da burguesia sobre os operários: mais valia e alienação. A alienação trata-se, de quando, a única saída do operário é se submeter ao sistema capitalista, através da venda de sua força de trabalho para a burguesia.

Assim, com a especificação do trabalho o homem no sistema capitalista, ele é tratado pelo burguês apenas como uma simples máquina que vai vender sua força de trabalho para receber um salário. Já a mais valia é quando a burguesia utiliza-se da força de trabalho do operário que não é paga para obter seu lucro, e isso é necessário para a existência do sistema de produção capitalista, no qual o operário deve ser pobre e receber um salário mínimo de acordo com seu grau de instrução.

2. A mais-valia é o termo utilizado por Karl Marx em que significa a exploração da mão de obra assalariada que é utilizada na produção de mercadorias. Nesse processo, a força de trabalho comprada pela burguesia, que é dona dos meios de produção por meio do salário pago ao trabalhador também se torna uma mercadoria, que é comprada para que o produto seja manufaturado. No processo da produção, o trabalho utilizado na produção agrega valor ao produto final, que é vendido pelo capitalista pelo valor de troca determinado pelo mercado. A burguesia para que obtenha lucro, exige uma quantidade maior de força de trabalho do que paga para o trabalhador, que é obrigado a trabalhar além do que lhe é pago, pois só receberá seu salário se cumprir com o que foi proposto.

3. A frase que está contida no manifesto comunista pode expressar o seguinte sentido: Uma visão do mundo moderno, em que tudo está sujeito a transformações mesmo sendo algo praticamente imutável . E a responsável por essa transformação moderna é a burguesia que tornou tudo em negócio, tudo é objeto de lucro e venda. Assim, tudo que existe pode virar uma mercadoria que pode ser comerciável, vendido, comprado e gerado lucro. A frase explica o pensamento de Marx em relação ao modo de produção, uma nova cultura que é imposta por essa burguesia moderna. Como exemplo podemos citar: as relações sociais, como o trabalho, relações de produção que podem ser facilmente desmontados com essa nova ordem da burguesia moderna.

4 O conceito marxista de ideologia pode ser definido da seguinte maneira: é equivalente a ilusão, falsa consciência, um conceito idealista, no qual, as ideias são o motor da vida real e a realidade é invertida. Em outras palavras,são idéias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com