TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Direito e Cidadania

Por:   •  16/10/2016  •  Ensaio  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

             [pic 1]

                               UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

                              SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

                                       Gustavo Falcão Paim da Silva


       

                                         

                                       Sociedade, Direito e Cidadania
                                                Atividade Virtual I

                                           FEIRA DE SANTANA – BA

                                                  2014

                                     Gustavo Falcão Paim da Silva

           Sociedade, Direito e Cidadania - Atividade Virtual I

Atividade avaliativa referente ao curso de Sociedade, Direito e Cidadania da Universidade Salvador, solicitado pela professora Leila Leandra Cesar Guevara como requisito avaliativo do 7° Semestre do curso de Sistemas de Informação.

                                                       Professor (a): Leila Leandra Cesar Guevara.

.

                                   FEIRA DE SANTANA – BA

        2014

ATIVIDADE VIRTUAL - RESPOSTAS

Questão 1

Vivenciamos um cenário no qual a sociedade brasileira acredita que foi abolida desde muitos anos atrás, através da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, onde se estabeleceu o fim do regime de escravidão no período colonial do Brasil. Porém ao acompanharmos a realidade do nosso país, é possível encontrar casos onde ainda existam cidadãos que estão sujeitos a condições “análogas” vividas pelos escravos.

Atualmente, no Brasil, umas das formas de trabalho mais encontradas que submetem os trabalhadores a um regime escravocrata se dá através da necessidade que muitos desses possuem de buscar melhores condições de vida para as suas famílias. Muitas pessoas, ao se depararem com propostas de emprego que anunciam bons salários e melhores perspectivas de vida, saem de suas terras nativas na esperança de retornarem com os frutos colhidos durante este período afora. Porém ao se depararem com o que lhes são apresentados, percebem que foram enganados, e não tendo recursos para retornarem, acabam por aceitarem o que lhes é oferecido com o objetivo de adquirir capital necessário para pagamento das dívidas referentes aos custos envolvidos com a viagem, moradia, alimentação entre outros, dividas estas que poderão nunca vir a ser quitadas.

Este tipo de prática chamado de “peonagem” se caracteriza pelo empenho da capacidade de trabalho com o objetivo de saldar uma dívida criada. Mas não é apenas a capacidade de trabalho do ser humano que se é mantida em cárcere, a sua dignidade, suas vontades, e identidade também são mantidas aprisionadas, em um processo claro de violação dos direitos do ser humano.

No Brasil, foram instituídos grupos de fiscalização com o objetivo de eliminar todo e qualquer regime de servidão localizado em seu território. Porém nossa nação caminha a passos curtos no que se diz respeito a esta problemática, muito foi feito na com relação à preservação dos direitos humanos, mas está longe daquilo que se espera, pois constantemente somos noticiados pelos meios de comunicação da existência desta triste realidade.

Questão 2

De acordo com Max Weber, a sociedade deve ser compreendida a partir de um conjunto de ações individuais que se interagem de maneira recíproca, dessa forma, a compreensão da sociedade deve-se basear em uma análise dos indivíduos que a compõem, buscando entender os meios aos quais os levaram a tomar suas decisões e quais foram as razões utilizadas para justificarem os seus atos.

A ação do indivíduo na sociedade está intimamente ligada com as condutas e comportamentos tomados por este, de acordo com as situações aos quais está sujeito. A interação desencadeada através das ações dos indivíduos em sociedade, provoca o que é conhecido como interações sociais, que são relações que os seres humanos estabelecem entre sí, com o objetivo de realizarem tarefas impostas pelo convívio em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com