TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: UM PANORAMA CRÍTICO E COMPARATIVO

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.830 Palavras (32 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

                               UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

               GRADUAÇÃO EM JORNALISMO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

DANIEL LUCAS OLIVEIRA PAULINO

 

 

 

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: UM PANORAMA CRÍTICO E COMPARATIVO

(Resenha)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maceió – AL

2019

DANIEL LUCAS OLIVEIRA PAULINO

 

 

 

 

 

 

 

TERORIAS DA COMUNICAÇÃO: UM PANORAMA CRÍTICO E COMPARATIVO

(Resenha)

 

 

 

 

 

 

 

Atividade apresentada ao curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, como requisito da disciplina Teorias da Comunicação, sob a orientação do Professor Dr. José Aloísio Nunes de Lima.

 

 

 

 

 

 

 

 

Maceió – AL

2019

SUMÁRIO

Introdução------------------------------------------------------------------------------------------------4   1. Teoria da comunicação conceitual e abstrata ----------------------------------------------5

2. Teoria da comunicação humana ---------------------------------------------------------------8

3. Teoria da comunicação Social -----------------------------------------------------------------10

4. Teoria da comunicação de massa ------------------------------------------------------------13

5. Teoria da comunicação enquanto teoria da mídia ----------------------------------------15

6. A indústria cultural --------------------------------------------------------------------------------18

7. Da crítica das mídias a comunicação de massas -----------------------------------------20

8. A comunicação e suas vizinhanças -----------------------------------------------------------22

9. Teoria da comunicação: uma teoria Peirceana --------------------------------------------25 Resenha crítica ---------------------------------------------------------------------------------------- 27

INTRODUÇÃO

O livro Teorias da Comunicação foi desenvolvido através da paixão pela semiótica que o autor Aloísio Nunes expõe no início de seu livro. Além disso, Nunes mostra o que lhe fascinou e o motivou a escrever de maneira detalha sobre o que vai citar capítulo por capítulo. Aloisio deixa claro ainda que não pretende despejar o conteúdo e sim explicar de modo mais claro alguns pontos mais frequentes da comunicação.

Questões como a estrutura semiótica da comunicação, analisando desde a teoria conceitual e abstrata advinda da Grécia Antiga, como a retorica aristotélica, passando pela análise da comunicação humana através dos símbolos e dos signos, investigando as relações intrapessoais. O livro ainda irá abordar temáticas como influência da religião na Teoria da Comunicação Social, passando pela comunicação de massas.

Em seguida, temais mais específicos e atuais são postos à tona como a comunicação pós-massas e o estudo da comunicação e suas vizinhanças.

CAPÍTULO 1

Teoria da comunicação conceitual e abstrata

A comunicação sempre existiu e sempre esteve presente na natureza humana. Entretanto, o desenvolvimento dos estudos da comunicação só chegou ao ponto de se fazer uma autoanalise muito tempo depois, tendo em vista que a palavra comunicação só começou a ser estudada na metade do século XX, surgindo assim várias teorias da comunicação, a Grécia Antiga é um exemplo onde a comunicação era estudada como retórica, onde as posições de receptor e emissor estavam muito bem definidas.

Retorica e comunicação

O filosofo Aristóteles não sabia se expressar bem, não possuía o dom da oratória, por isto escrevia para os seus discípulos. Escreveu a Arte da Retórica que foi o primeiro trabalho sistemático da retórica. É interessante pontuar que a Grécia se encontrava em um período de predomínio da cultura oral, ainda que a cultura escrita tivesse começando a ganhar força, pois os estudiosos da época acreditavam que só o corpo servia como deposito de conhecimento, principalmente o corpo dos mais velhos. Desta forma, acabou-se associando o estudo da retórica à eloquência e à oratória, à fala e a língua.

A retórica busca o êxito, a eficácia. A aparência das coisas é o objeto de busca da retórica, já a filosofia, a substância, a essência. A retórica busca situações novas, imprevisíveis; procura o que não existe. Qualquer definição retórica visa antes de tudo o possível, o que está por vir, posto que parte do que é para buscar o que ainda não existe.

A ciência da comunicação

O Surgimento dos meios de comunicação de massa foi possibilitado através da revolução industrial. Os meios de comunicação como jornal, televisão, cinema, rádio, fotografia e dentre outros faz com que seu público compre seu produto utilizando mais as técnicas persuasivas do que as filosóficas. Antes de ser tema de estudo, a comunicação já se manifestava dentro da publicidade e propaganda, através da ideia de agradar as pessoas. Tanto o marketing político como o comercio precisavam desse tipo de contato para tentar estimular a necessidade de consumo e de bem-estar na população. A imprensa tomou conta do cenário no final do século XIX e no início do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.5 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com