TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da comunicação: Um panorama crítico e comparativo

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.851 Palavras (36 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO

TEORIA DA COMUNICAÇÃO

ANGELICA THAYLA DOS SANTOS VILA NOVA

 

 

 RESUMO

Teorias da comunicação: Um panorama crítico e comparativo

 

 

 

   

 

MACEIÓ

                2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO

TEORIA DA COMUNICAÇÃO

ANGELICA THAYLA DOS SANTOS VILA NOVA

 

 

 RESUMO

Teorias da comunicação: Um panorama crítico e comparativo

 

Resumo apresentado ao curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, como requisito avaliativo da disciplina de Teoria da Comunicação, sob a orientação do Prof. Dr. José Aloísio Nunes de Lima.

MACEIÓ

2018


SUMÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------------- 4

Capitulo I - Teoria da comunicação conceitual e abstrata ---------------------- 5

Capitulo II Teoria da comunicação humana ---------------------------------------- 9

Capitulo III Teoria da comunicação Social ----------------------------------------- 12

 Capitulo IV Teoria da comunicação de massa ------------------------------------14

Capitulo V Teoria da comunicação enquanto teoria da mídia ----------------- 17

Capitulo VI A indústria cultural --------------------------------------------------------20

Capitulo VII – Da crítica das mídias a comunicação de massas -------------- 22

Capitulo VIII – A comunicação e suas vizinhas ------------------------------------ 25

Capitulo IX – Teoria da comunicação: uma teoria Peirceana------------------ 28

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------- 31


INTRODUÇÃO

“Uma coisa é certa, sempre se comunicou”. O livro já inicia com essa afirmação, que de certa forma instiga ou desafia a refletir ao longo de toda a leitura remetendo-se a tal afirmação, pois cada capítulo lido da ênfase a compreensão da frase em questão. Ele tem uma narrativa clara, não é difícil de compreendê-lo e o autor ainda ajuda com vários parênteses a cerca de palavras não usadas no cotidiano. A principal abordagem do livro vale destacar é a comunicação em vários parâmetros, sentidos e significados. Sabe-se que as pessoas sempre se comunicaram, já na Grécia Antiga havia a teoria da retórica, porém somente a partir do século XX é que surgiram várias teorias que possibilitaram o estudo da comunicação o que se pode compreender melhor nesse livro. Sigmund Freud, Ferdinand de Sausurre, Charles S. Peirce e tantos outros estudiosos se aprofundaram nos estudos sérios da comunicação.


CAPÍTULO UM

Teoria da comunicação conceitual e abstrata

Neste primeiro capítulo, temos uma apresentação dos conceitos mais gerais do que é a comunicação. Apenas no séc. XX é que surgiram teorias para se explicar a comunicação. Já na Grécia a teoria da comunicação se designava de retórica, a apresentação da retórica de Aristóteles; da ciência da comunicação como quantificação e matematização dos processos comunicativos; da linguística de Sausurre, Barthes e Jakobson; da psicanálise de Freud; da dialética de trabalho de Marx.

Podemos encontrar em vários lugares o significado de Comunicação, no dicionário Aurélio temos uma definição da Comunicação como participação, informação e transmissão, no Caldas Aulete, a Comunicação é definida como o meio pelo qual as coisas se comunicam, na enciclopédia Barsa temos a definição de que a comunicação é o ato de transmissão de uma mensagem de qualquer ordem entre um emissor e um receptor através de um canal. A linguagem é o canal mais comum para se ter uma comunicação.

  1. A retórica e a comunicação

       Segundo Aristótiles a arte da retórica integra-se a um conjunto de escritos dedicados á lógica e que é conhecida por “Organum” que significa o conjunto de instrumento para a construção da ciência.

        Fala da relação do propósito da retórica na Grécia Antiga. O primeiro trabalho sistemático sobre a arte da retórica vem através de Aristoteles, mas antes dele existiram referencias a retórica em pensadores como Sócrates, Górgias, Platão, Xenofontes e etc. Vale lembrar que nesse período predominava somente a cultura oral, com isso pode-se entender o porquê que Sócrates nada escreveu e também porque, Platão mesmo escrevendo desconfiava dessa pratica. Entretanto, a arte  da escrita ia aos poucos tomando seu espaço. Mas era um processo lento, tendo em vista que os estudiosos da época acreditavam que só o corpo servia como deposito de conhecimento, quanto mais velho você fosse mais conhecimento se tinha. Portanto, para que se desconstruísse esse pensamento levaria tempo e bastante estudo.

    A arte da eloquência (fala) e oratória (linguagem) foi de suma importância também na democracia na Grécia Antiga essa importância daria passagem para que a cultura escrita prevaleceu junta a oratória. O livro busca de maneira objetiva explicar cada ponto e relevância da retórica. É interessante pensar que Aristoteles por não ter o dom da oratória passava a escrever, logo seus discípulos só podiam reverenciar sua obra lendo-os, desconstruindo então toda ideia única que o conhecimento oral fazia. Faço analogia a Caldas “ A comunicação é defendida pelo meio pelo qual as coisas se comunicam”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.6 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com