TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho CRAS

Casos: Trabalho CRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  3.896 Palavras (16 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 16

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

ANEXO 17

1 INTRODUÇÃO

Na concepção do SUAS, a proteção social especial é uma modalidade de serviços que exige ofertas especializadas destinadas ao atendimento de pessoas idosas e pessoas com deficiências que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade, com base neste contexto foi construído este trabalho acadêmico.

As desigualdades na distribuição da riqueza e da renda no Brasil tornam necessário o atendimento diferenciado a determinadas parcelas de nossa população. Alguns segmentos, mais do que outros, requerem um tratamento especial e diferenciado. Dessa necessidade de atendimento diferenciado a segmentos da população, que vivem em situação de risco por uma série de fatores, mas principalmente gerados pela carência de recursos financeiros, é que as Proteções Sociais são necessárias e importantes. À Proteção Social Especial, é uma modalidade de serviços que exige ofertas especializadas destinadas ao atendimento de pessoas idosas e pessoas com deficiências que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade. A sociedade atual passa por transformações aceleradas, seja nos âmbitos econômico, ideológico-político, sociocultural e, sobretudo, ético-valorativo.

Toda profissão para se inserir na divisão social e técnica do mercado de trabalho precisa ser regulamentada por lei específica. A escolha de uma profissão se traduz na realização de um projeto pessoal e ao mesmo tempo coletivo, pois toda profissão deve estar a serviço da coletividade. Para intervir no campo de trabalho, o assistente social precisa conhecer a realidade social e, por meio de uma práxis transformadora, contribuir para a emancipação dos usuários do Serviço Social. Conhecer a realidade quer dizer conhecer também o espaço de atuação profissional, isto é, o cotidiano das instituições. A vida cotidiana se constitui como espaço de trabalho do assistente social, por isso é alvo de estudos na categoria profissional.

A discussão sobre a ética no interior da profissão está em sintonia com os diversos movimentos sociais em prol da vida e da emancipação humana. E isso configura-se através da proposta de efetivar o projeto profissional dos assistentes sociais: o Projeto Ético-Político. Compreende-se que, sem entendermos a dimensão do significado desse projeto no seio da categoria, fica difícil entender o papel social dessa profissão tão protagonista, no cenário contemporâneo.

Na atualidade, o Serviço Social atua sob novas perspectivas, na defesa intransigente dos direitos humanos e na recusa do arbítrio e do autoritarismo. Assume o compromisso profissional com a ampliação e consolidação da cidadania a partir da defesa pelo aprofundamento da democracia e do posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, com vistas à construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero.

Na contemporaneidade, o Serviço Social vem traçando um fazer profissional na formulação de propostas criativas frente às expressões da questão social. Sobre o Serviço Social na contemporaneidade Iamamoto (2001, p. 75) afirma:

O desafio é re-descobrir alternativas e possibilidades para o trabalho profissional no cenário atual; traçar horizontes para a formulação de propostas que façam frente à questão social e que sejam solidárias com o modo de vida daqueles que a vivenciam, não só como vítimas, mas como sujeitos que lutam pela preservação e conquista da sua vida, da sua humanidade. Essa discussão é parte dos rumos perseguidos pelo trabalho profissional contemporâneo.

Na sociedade vigente, o assistente social necessita estar revestido do conhecimento teórico e metodológico para conseguir decifrar a realidade na qual está inserido, para, assim, intervir de forma propositiva e criativa numa perspectiva emancipatória dos usuários da profissão, com vistas à transformação social.

2 DESENVOLVIMENTO

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA

A ética profissional orienta o posicionamento dos profissionais a partir do conjunto de princípios da profissão e orienta as ações realizadas no seu exercício.

Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem da profissão, elegem valores que a legitimam socialmente e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, institucionais práticos) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as balizas da sua relação com os usuários de seus serviços, com outras profissões e com as organizações e instituições sociais, privadas públicas, entre estas, também e destacadamente com o Estado, o qual coube, historicamente, o reconhecimento jurídico dos estatutos profissionais. (NETTO, 1999, p. 95).

Toda profissão tem um projeto que lhe dá organicidade e direção social e no qual os valores e finalidades comuns daquela profissão s eexpressam. É preciso evidenciar que isso não significa que os seus agentes tenham sempre consciência dele.

Os movimentos internos das profissões, que levam à construção desse projeto, não existem sem as mediações externas, como, por exemplo, a cultura e a moral vigentes na sociedade, que são determinantes na construção da moralidade dos agentes daquela profissão e que influenciam direta e indiretamente em sua ética profissional.

A ética profissional é um modo particular da ética e suas particularidades guardam correspondência com as matizes que legitimam aquela dada profissão na divisão sociotécnica do trabalho.

Segundo Barroco (2001), o ethos profissional é um modo de ser de uma profissão, que resulta da relação complexa entre as necessidades socioeconômicas e ideoculturais e as possibilidades de escolha inseridas nas ações ético-morais. Portanto, a ética profissional é uma resposta de um grupo profissional, relativa à moral profissional, à moral do trabalho.

O Assistente Social no seu cotidiano de trabalho se depara constantemente com situações diante das quais tem que assumir posições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com