TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sociologia Ciências Sociais

Por:   •  22/3/2017  •  Dissertação  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Sociologia

Sabemos que a sociologia é a ciência que estuda a organização e funcionamento da sociedade humana, aprofunda-se em entender sobre os grupos sociais e como os mesmos interagem entre si e as chamadas instituições, sendo utilizada para pautar debates político, social e econômico sobre o funcionamento das sociedades, autores como Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber, são indispensáveis para a compreensão desta ciência.

Os pensamentos e desenvolvimento da sociologia, tem como cenário para seu surgimento, uma série de transformações causadas pela chamada “Era das Revoluções” em que a Europa e continente americano passavam por intensas transformações, dando destaque a Revolução Industrial e Revolução Francesa.

A Revolução Industrial, iniciou-se em meados do século XVIII, consistindo em diversas mudanças tecnológicas em seus processos de produção. As atividades produtivas daquela época eram manuais e artesanais, em que artesões e profissionais, possuíam domínio sobre todo processo produtivo, tendo posse da matéria-prima, do produto final e do lucro, ou seja, ambos tinham domínio de todo processo de produção até sua comercialização, resultando em um lucro coletivo. Então surge a Revolução visando alguns fatores, como a necessidade de expansão comercial para outros países integrados, o crescimento da população, oferecendo uma reserva de bens para estes em troca de mão de obra e a implementação de grandes indústrias, com novos processos de produção. Os campos em que eram exercidas as atividades agrícolas até então, são dominadas por novas fábricas, locais de produção e maquinofatura.

A chegada de máquinas e novas técnicas produtivas de industrialização, como o tear mecânico utilizados nas fábricas têxtis, a introdução da máquina à vapor, ocasionou não só uma grande mudança na velocidade e quantidade na fabricação de produtos, como principalmente mudou drasticamente os hábitos dos trabalhadores.

A energia humana era visivelmente substituída pela energia mortiz das ferramentas de máquinas, fazendo com que as populações, em busca de melhores condições, migrassem para as fábricas, à procura de emprego, deixando para trás suas terras, dando espaço a diversos casos de desemprego e divisão da mesma, que mais tarde, resultaria em diversas manifestações sociais, levantando a crítica da população em relação ao surgimento desta nova era de modernidade.

Paralelo a isso, ocorria na França outro marco na sociedade, a Revolução Francesa, na qual tinha como objetivo os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade sobre a ordem social, querendo que essas ideias se espalhassem por todos os lugares. Ela foi impulsionada por uma série de acontecimentos, como a crise financeira passada pelo pais antes da Revolução; o regime político do país que era governado pelo absolutismo do rei, a ascensão da classe burguesa e o movimento cultural e intelectual iluminista, que buscava a reforma social e o fim dos pensamentos medievais.

A sociedade francesa era hierarquizada, em que o clero estava no topo, abaixo a nobreza e sua base era formada por trabalhadores, camponeses e burguesia, que sustentava toda a sociedade com seu trabalho, e por outro lado, a condição de vida miserável dos desempregados, que aumentavam cada vez mais nas cidades francesas.

A situação social dos trabalhadores, era de extrema miséria e os mesmos desejavam melhoria na qualidade de vida e no trabalho, a burguesia do outro lado, mesmo tendo uma condição melhor, queria mais liberdade econômica em seu trabalho e uma maior participação na política, tendo como base de sua luta, o iluminismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com