TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho e Grupo

Por:   •  29/6/2015  •  Dissertação  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSOR (A): Raquel Azevedo

Questão Baseado no caso abaixo:

A senhora Maria da Silva comparece a sua UBS de referência e relata ao assistente social que não suporta mais sua vida. Declara estar desempregada, que mora com seu companheiro na Favela “Z” com quatro filhos, sendo Marcos (o mais velho), de 16 anos, estudando no 1 o ano do Ensino Médio e encontra-se desempregado. Mariana, de 12 anos, que saiu da escola e só pensa em namorar, beber e viver em bailes funk. Jackson, de 9 anos, que está ainda no 1 o ano do Ensino Fundamental, segundo a mãe apresenta dificuldade em gravar o que aprende, e Gilson, de 2 anos, que é portador de deficiência visual, que não foi ainda para a escola. Seu companheiro é dependente de múltiplas drogas e quando faz uso de drogas “quase que diariamente” (SIU) chega a casa agredindo a todos, informa ainda que, devido à dependência, ele não consegue emprego. A senhora Maria esclarece que vive da doação de uma cesta básica que recebe na igreja do bairro e dos alimentos que adquire nos lixos de feiras. Obs.: informamos que os nomes apresentados nesse caso são fictícios e qualquer semelhança de nome é mera coincidência.

No dia 25 de maio do corrente ano, a senhora Mª da Silva compareceu em sua Unidade de Saúde da Família, a procura da profissional de serviço social, pois a mesma foi informada que a profissional em questão poderia lhe ajudar. Ao encontrar com Veranildes (assistente social da unidade), a Sra. Maria relatou que seu companheiro encontra-se desempregado, faz uso de drogas, e quando está alterado agride a todos da família. Relata ainda que tem quatro filhos: Marcos de 16 anos,estudante do 1º ano do Ensino médio; Mariana de 12 anos, a qual não estuda e está dando trabalho em relação a “namoradinhos” , bebendo e frequentando ambientes não adequados para sua idade, Jackson 9 anos, está apresentando dificuldades na escola, estando no 1º ano do ensino fundamental, e o caçula com dois anos de idade que é portador de deficiência visual, e não tem nenhuma assistência devido a sua deficiência. A senhora Maria continuou sua fala relatando que sobrevive de doações, vindas de uma igreja do bairro, e também dos lixos que ela cata nas feiras. A profissional de serviço social, após ouvir os relatos, considerou todos os aspectos que envolve a família e começou imediatamente, com as intervenções e encaminhamentos necessários.

Visto que a família da Sra. Maria da Silva, residente a Rua Euclides da Cunha, nº 72, Bairro Esmeraldas, encontra-se em total situação de vulnerabilidade social, após relatos da Sra. Maria, e posterior visita domiciliar solicitamos do CRAS, o fornecimento de benefício eventual e o cadastro da família em programas de fortalecimento de vínculos, ao tempo que informamos que Marcos um adolescente de 16 anos, estudante do 1º ano nunca trabalhou necessitando assim ser inserido no ProJovem e/ou em programas de estagiários. Dando continuidade as intervenções, foi feito encaminhamento para o CREAS e Conselho Tutelar, no que diz respeito Mariana de 12 anos, que está consumindo drogas lícitas, freqüentando ambientes não apropriados e tendo relacionamentos amorosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com