TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três abordagens do método de estudo de caso em educação: Yin, Merriam e Stake - YAZAN BEDRETTIN

Por:   •  29/7/2019  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Inicialmente, Yazan define o estudo de caso como “uma das mais utilizadas metodologias de pesquisa” (YAZAN, 2016, p. 149), evidenciando, deste modo, a importância de seu artigo, que tem por objetivo analisar as obras de três metodólogos: Robert Yin, Sharan Merriam e Robert Stake. E, por meio deste estudo, buscar suas divergências, convergências e complementos, como forma de contribuição para pesquisadores iniciantes na área da educação.

Ainda na introdução, o mesmo explica que, apesar de o estudo de caso ser amplamente utilizado, esta metodologia “ainda não tem status legítimo de estratégia de investigação em ciências sociais por não dispor de protocolos bem definidos e bem estruturados” (Ibid, p. 149), e isso se deve ao fato de que os metodólogos de investigação não têm entrado em consenso sobre a sua concepção e realização, dificultando assim o desenvolvimento do método.

Um ponto que vale destacar é o posicionamento do pesquisador, no qual o mesmo fala de seu investimento no tema e de suas intenções. Yazan relata que estava no processo de delimitar o seu tema de investigação e então, devido as diversas formas de se fazer um estudo de caso, o mesmo realizou esta comparação entre os três autores seminais, contribuindo assim com a familiarização do método entre os investigadores iniciantes.

Ademais, o autor conta os desafios que teve ao realizar a análise comparativa, pois os três metodólogos possuíam perspectivas diferentes a respeito do estudo de caso. Stake, por exemplo, em The Art of Case Study Research tinha como foco o estudante que planeja utilizá-lo em seus projetos de pesquisa como metodologia. Já Yin, pretende apresentar o projeto e os métodos como forma de defender o estudo de caso como legítima metodologia nas ciências sociais, preenchendo assim “um vazio na metodologia das ciências sociais” (YIN, 2002, p. 3), objetivo também compartilhado por Merriam, que focaliza os princípios gerais e usos da pesquisa qualitativa. Desta forma, Yazan define um conjunto de critérios para realizar a sua análise: compromissos epistemológicos, definição de caso e estudo de caso, projeto do estudo de caso, coleta de dados, análise de dados e validação de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com