TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MOVIMENTO SOCIAL

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

VITOR EMANUEL MENEGAT

MOVIMENTO SOCIAL

Concórdia

2015

1 O QUE É UM MOVIMENTO SOCIAL?

Um movimento social pode ser definido como uma ação coletiva de um grupo organizado com um objetivo, geralmente, de alcançar mudanças sociais que permitam a igualdade do povo, ou então, reivindicar direitos dos quais alguma parte da população não tem acesso e até mesmo, há movimentos sociais que buscam firmar sua ideologia perante a sociedade.

Após a união das pessoas para formações de movimentos sociais, é comum ocorrer de movimentos diferentes, mas com algumas ideologias comuns, formarem “alianças”, passando a defender causas mais amplas e ganhando ainda mais força e influência sobre a população, tentando sempre solidarizar novas pessoas para que apoiem a causa. No caso do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), as pessoas que não tem moradia são convencidas pelo grupo de que ter uma casa é um direito, não um privilégio, e acabam aderindo à causa.

Os movimentos sociais são de extrema importância para a sociedade, principalmente em um sistema democrático, pois representam pelo menos alguma parte do povo na luta pelos seus interesses perante o governo. Há movimentos sociais que atingiram escalas globais através dos processos da globalização, ganhando forte influência no cenário internacional. Um desses casos é o Greenpeace, que é um movimento ambientalista.

Um movimento social, para surtir efeitos na sociedade, deve ter uma organização muito bem estruturada, o que demanda mobilização de recursos e pessoas que realmente doem sua vida à causa. Não se pode dizer que um movimento social consiste apenas em manifestações públicas, pois na verdade, é uma organização que trabalha, muitas vezes em uma luta constante e de longo prazo, para defender os interesses do grupo. Em outras palavras, pode-se dizer que os movimentos sociais são organizações que promovem ações de caráter permanente por uma determinada causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com