TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR SOBRE A GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  28/9/2018  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

UM OLHAR SOBRE A GLOBALIZAÇÃO

Sá, Irene da Fonseca e. José Saramago: um olhar sobre a globalização e a sociedade da informação. JISTEM, Brazil. Vol. 13, No 2, Mai/ago, pp 301-322. www.jistem.fea.usp.br. Acesso em 26 de agosto, 2018.

O tema abordado no texto vale-se da pesquisa qualitativa e exploratória que enfatiza os desafios e as expectativas associados ao processo de globalização. A autora, Maria Irene Fonseca e Sá, utiliza a visão crítica de José Saramago através de suas obras para elucidar a alienação humana em meio a sociedade de informação.

No artigo são abordados alguns romances de Saramago como “Ensaio sobre a cegueira”,  “A caverna”, “O homem duplicado” e “As intermitências da morte”, em que este faz metaforicamente críticas sociais sobre os problemas advindos do processo de globalização como, por exemplo, o consumismo, a desigualdade social e o egocentrismo. Logo, observa-se no artigo a abordagem da despreparação das pessoas em meio ao excesso de informação bem como o retrocesso da utilização de conhecimentos  e ideologias gerando a alienação social da população através da marginalização do trabalho manual e da valorização dos avanços tecnológicos individualizando as atividades para produção de um determinado produto.

Nas considerações finais, a autora reforça o olhar crítico-reflexivo de Saramago sobre os problemas da globalização, afirmando o fracasso desse sistema não só no campo socioeconômico como também nas relações humanas e na formação de valores. Além disso, no texto a visão negativa da globalização é relacionada com a falta de preocupação para com o indivíduo, na qual a principal preocupação desse sistema  é a produtividade que gera o lucro, conhecido como capitalismo, uma das consequências causada pelos avanços.

Disponivel em : http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-17752016000200301&script=sci_abstract&tlng=pt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com