TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weber - A ética protestante e o ''espírito'' do capitalismo

Por:   •  13/11/2015  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 3

A palavra “espírito” aparece entre aspas na primeira versão de A Ética  protestante e o espírito do capitalismo, de 1904. Max Weber esclarece que em sua abordagem se relaciona pela discussão religiosa e a análise sociológica do capitalismo, que busca não como uma análise desse sistema econômico, mas das suas normas (éthos) e das condutas no cotidiano das pessoas. Para Weber o “espírito” capitalista é organizado e racional e apresenta o texto “Time is Money” de Benjamin Franklin como um documento que expressa esse espírito, pois nele é apresentado como é a conduta capitalista que deveria ser buscada, ou seja, é nas concepções de Franklin que Weber irá apresentar o que ele chama de “espírito” do capitalismo, valores como:

Lembra-te que tempo é dinheiro; aquele que com seu trabalho pode ganhar dez xelins ao dia e vagabundeia a metade do dia, ou fica deitado em seu quarto, não deve, /mesmo que gaste apenas seis pence para se divertir contabilizar só esta despesa, na verdade gastou, ou melhr, jogou fora, cinco xelins a mais. (...) Lembra-te que o dinheiro é procriador por natureza e fértil. O dinheiro pode gerar dinheiro, e seus rebentos podem gerar ainda mais, e assim por diante. (...) Lembra-te que – como diz o ditado, “um bom pagador é senhor da bolsa alheia”. (...) Quem desperdiça seu tempo no valor de cinco xelins, prede cinco xelins e bem que os poderia ter lançado ao mar. Quem perde cinco xelins não perde só essa quantia, mas tudo o que com ela poderia ganhar aplicando-a em negócios – o que, ao atingir o jovem uma certa idade, daria uma soma bem considerável. (FRANKLIN apud WEBER, 2004, p. 42-44).

Max Weber aponta que para o “espírito” capitalista o trabalho é uma atitude auspiciosa que engrandece os seres, em oposição à ideia do ócio que se torna pecaminoso. Antes, a nobreza a e a Igreja Católica valorizavam o ócio, já o protestantismo passa a condena-lo e apresenta que o trabalho é algo que engrandece o homem, ou seja, quem trabalha e evolui materialmente, passa a ter não apenas uma evolução econômica, mas também espiritual, pois é considerado como uma dádiva. Em sua obra Weber contempla então que o capitalismo equipara-se a um espírito, que se desenvolveu através da racionalização e do instrumentalismo do ocidente. Os elementos culturais e religiosos seriam a matriz para o perfeito desenvolvimento do espírito capitalista ocidental, onde o protestantismo (em especial, o calvinismo) fomenta através da moral religiosa e da cultura, dando sustentação ao desenvolvimento capitalista. A doutrina calvinista impulsiona um capitalismo extremamente materialista, que socialmente constitui-se no acúmulo de riquezas, cabendo ao homem administrar as riquezas materiais mundanos (riquezas para as próximas gerações), o que fomenta a lógica de produção, ou seja, a riqueza antes destinada para saciar necessidade passa ter como finalidade a sua própria acumulação.

Weber apresenta que para os calvinistas um dos princípios primordiais era o intenso isolamento espiritual do indivíduo em relação a Deus, ou seja, apenas uma vida voltada para a permanente reflexão seria capaz de conseguir vitória sobre o estado natural, na prática significa a racionalização do mundo e o fim de um poder mágico como salvação para os homens, racionalidade essa que garante uma linha ascética de protestantismo. Para o capitalismo o negócio é tratado de forma racional e natural. Há aí uma ligação do espírito do capitalismo com o sentido de vocação apontada pelo protestantismo, ou seja, no sentido religioso apresentado como a missão de cumprir uma tarefa destinada a sua vida, esse comportamento através da racionalidade é aproveitado para o espírito do capitalismo. O autor entende que o trabalho como vocação é a expressão de ascese como instrumento seguro de garantia da permanência da redenção da fé que constitui no espírito do capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com