TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Escola e Comunidade

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Nome: Monica Jacques Vorpagel Bubanz

RA:1402529

Cruz Alta -RS

Março 2016

MAIO/2016

1- Caracterização da Escola

Identificação

A escola caracterizada a seguir, é a Escola Municipal Joaquim Nabuco, localizada na Vila Mauá Interior do Município de Ijuí /RS, sendo telefone (55 3332-9044) a instituição mantenedora é a secretaria de Educação do Município e o Ministério da Educação.

1.2 - Análise crítica do ambiente físico

A localização da escola está compatível com o acesso da clientela, o espaço físico da escola, o terreno possui forma irregular, com rampas adaptadas aos portadores de necessidades especiais. A relação entre números de alunos está adequada em relação ao número de salas e ao espaço. Contudo na escola quanto mais agradável for o local de aprendizagem maior é a probabilidade de obtenção de bons resultados para uma aprendizagem significativa. Geralmente as salas ambiente ocupam essa posição. A escola Joaquim Nabuco não tem salas ambiente.

Quanto a utilização da biblioteca do laboratório e de outras dependências do prédio é realizada atividade extra, salas de pesquisas, incentivo a leitura e aulas de informática; segundo os professores os alunos que utilizam essas dependências, atingem os objetivos propostos.

.

1.3 - Características da Gestão Escolar

A participação dos profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar, é excelente. Para Demo,1998 o projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular e aprimorar expedientes avaliativos demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente, e essa proposta deve envolver toda a comunidade tanto interna como externa.

1.4- Organização Administrativa e Pedagógico

Os cursos oferecidos na escola, são o Ensino Fundamental Pré-Escolas De Meio Período

Ensino Regular Fundamental, Anos Finais, Meio Período

Ensino Regular Fundamental, Anos Iniciais, Meio Período , a escola possui seis salas no total e funciona em dois turnos (matutino,vespertino.) Ao todo são 18 funcionários e 84 alunos matriculados. As decisões tomadas em relação ao calendário escolar são decididos no início do ano letivo, e pelo planejamento anual.

A avaliação é feita de forma qualitativa, continua e cumulativa. A aprendizagem é verificada através de provas escritas e trabalhos escolares. No final de cada bimestre é feito o fechamento das notas,e o resultado é comunicado aos alunos e pais (para alunos do Ensino Fundamental),através do boletim escolar. A média final é de 5,0 pontos. A comunicação da escola com a família é dada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com