TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Cidadania

Por:   •  18/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – RADIALISMO

Disciplina: Comunicação e Cidadania

Professor: Geilson Fernandes de Oliveira

Aluno: Marcos Vinicius de Freitas Torres

FM FRATERNIDADE E A CIDADANIA

Para a realização do presente trabalho, foi realizado um estudo da programação da rádio FM Fraternidade, como também do seu foco em cidadania. No texto também encontramos algumas visões de outros autores, utilizadas para um maior enriquecimento da analise.

A FM Fraternidade localiza-se na cidade de Umarizal/RN, é uma emissora de radiodifusão comunitária, e tem como objetivo, levar informação, cultura, música, esporte e prestação de serviços para toda a população local. A rádio surgiu no ano de 2008 e desde então diversos apresentadores e programas já passaram pela grade.

A rádio conta com uma programação diversificada e dinâmica todos os dias da semana. O programa responsável por abrir à programação da emissora de segunda a sábado, chama-se “Forró e Vaquejada”, ele existe desde o inicio, e é direcionado à cultura nordestina, com a apresentação de músicas voltadas a figura do Vaqueiro, conto de causos, piadas e até mesmo algumas notícias de última hora. É um programa com grande apelo popular, e consequentemente com uma das maiores audiências.

Em seguida, é apresentado o “Manhã Sertaneja”, com temática próxima de seu antecessor, mas com foco apenas em músicas caipiras, ele vai ao ar de segunda a sexta-feira também pela parte da manhã. Logo após, temos o programa “Momento Economia”, como o próprio nome já diz, tem a economia como temática principal, trazendo novidades do meio econômico de forma clara e objetiva.

O “Bom Dia Umarizal” é um dos carro-chefes da emissora, presente desde a sua fundação, o programa conta com diversos quadros que vão desde notícias da televisão até o horóscopo do dia. É direcionado principalmente para as donas de casa. Em seguida temos o “Umarizal Notícias”, o primeiro jornal do dia, presente de segunda a sexta-feira, busca manter os cidadãos informados sobre o setor policial, político, econômico e social, sempre a nível local e nacional.

O “Na Torcida” traz o melhor do futebol local, nacional e internacional, de um jeito descontraído e informal. O programa é um dos mais ouvidos da rádio, e também um dos mais antigos. Seguindo a programação, temos o “Toque de Amor”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, trazendo músicas românticas e reflexões.

O programa “Evidência” vai ao ar todas as tardes de segunda a sexta-feira, sempre entrevistando pessoas de relevância para a comunidade, expondo questões referentes à cidade, e dando voz a população. É um dos mais antigos programas da emissora, e um dos mais prestigiados. O noticiário radiofônico estatal “A Voz do Brasil”, por ser um programa de veiculação obrigatória, vai ao ar de segunda a sexta-feira sempre no período da noite. Com foco no melhor da música das décadas de 60, 70, 80 e 90, o programa “Máquina do Tempo” é o responsável por encerrar a programação da emissora de segunda a sexta-feira.

Aos sábados, o programa “A Voz do Campo” vai ao ar, com informações referentes ao produtor rural, que vão desde a previsão do tempo até dicas sobre o cultivo de plantas. O “Redação 104” é um programa jornalístico semanal, indo ao ar também aos sábados, e caracterizado pelo debate promovido pelos apresentadores sobre as principais notícias locais, nacionais e até internacionais. O “Conexão UZL” se apresenta aos domingos, com temas relacionados à cultura pop e com foco nos jovens.

A programação da FM Fraternidade aos fins de semana é marcada pela presença de diversos programas musicais, são eles: “Baú Musical” (Antigas), “De Bar em Bar” (Brega), “Musical” (Variadas), “Em Sintonia com o Ouvinte” (Variadas), “Forrozando na 104” (Forró) e “MPB Show” (MPB). A emissora também sede espaço para as igrejas e comunidades religiosas locais, para a realização de programas de cunho religioso, podemos destacar: “Fé e Vida”, “A Voz Evangélica”, “Momento Gospel”, “Viver em Cristo” e a “Santa Missa”. A Sessão da Câmara Municipal de Umarizal também é vinculada a rádio, sempre as terças-feiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com