TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Marketing

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 4

A Evolução do Marketing

O marketing mudou muito desde seu início, no começo era voltado apenas para vendas, não se pensava no consumidor, era utilizado apenas o método top down, a lei da oferta e da procura.

Com o tempo isso foi mudando, as empresas começaram a pensar no consumidor, com o aumento de ofertas e concorrência os consumidores ficaram mais exigentes, com o avanço da internet, o público tem mais acesso a informação, a pesquisa de preço fica mais fácil, mudando o modelo de top down para botton up.

Tipos de Marketing

Marketing 1.0 – É focado no produto, objetivo é vender. A comunicação é feita de forma vertical, sem feedback do cliente, sem a troca de informações. Exemplo de Marketing 1.0 é a Ford, no começo só fabricavam carros da cor preta, o consumidor não podia escolher, se quisesse um carro teria que ser nessa cor, como nessa época as pessoas não tinham muito poder de aquisição, não tinha como escolher. As empresas conseguiam vender seus produtos através de promoção, se negociava os preços, lei da oferta e da procura.

Marketing 2.0 – Com o passar do tempo o consumidor tem maior poder de compra, tem acesso a informação, é melhor informado e a concorrência é maior, isso faz com que a comunicação se inverta, nessa fase é o consumidor que estipula o que quer comprar, o que precisa e quanto quer pagar. Com essa mudança de comportamento, o marketing das empresas precisou mudar, começou a se forcar no emotivo, tentando atingir a mente e o coração do consumidor. Hoje as empresas tentam criar relação com pessoal com seu público pois os clientes não aceitam mais a comunicação vertical, eles querem fazer parte do processo.

Marketing 3.0 -  Segundo Kotler, estamos na era do Marketing 3.0, onde não basta só incluir o consumidor no processo de produção e venda, a empresa tem que mostrar os seus valores, tem que cuidar do consumidor, dar atenção, criar vínculo, desenvolver valor para a sociedade, com isso as empresas investem cada vez mais em sustentabilidade.

Tabela comparativa entre os modelos de Marketing:

COMPARAÇÃO ENTRE MARKETING 1.0, 2.0 E 3.0

 

Marketing 1.0          Centrado no Produto

Marketing 2.0       Orientado no consumidor

Marketing 3.0                Guiado por valores

Objetivo

Vender Produtos.

Satisfazer e reter clientes

Fazer um mundo melhor

Forças

Revolução Industrial

Tecnologia da Informação

Tecnologia de uma nova era

Mercado

Compradores em massa - Necessidades físicas

Consumidor com Coração e Mente

Consumidor com coração, mente e espírito

Conceito chave

Desenvolvimento de Produto

Diferenciação

Valores

Função da área de Marketing

Especificação do Produto

Posicionamento do Produto e empresa

Missão, Visão, Valores

Proposição de Valor

Funcional

Funcional e Emocional

Funcional, Emocional, e Espiritual

Interação com Consumidores

Transações um-para-muitos

Relacionamento um-para-um

Colaboração muitos-para-muitos

Com a mudança de consumido, onde o consumidor tem cada vez mais acesso a informações, aumentando suas opções de compra, as empresas tiveram que mudar sua forma de vender e de interagir com seu público, investindo em relacionamento, criando novas formas de se aproximar do cliente e de promover seus produtos ou serviços.

Evolução das Tecnologias

Alvin Toffler no livro A Terceira Onda já antecipava realidade que vivemos hoje, aceleração do ritmo e vida, nanotecnologia, boom informacional, uso de computadores individuais, realidade virtual até a evolução do marketing.

Com essa evolução dos computadores, a acessibilidade as informações cresceram, surgiram as redes sociais, onde as começamos a não só receber conteúdo para a reproduzir também.

Surge os prossumidores (prosumer), termo criado por Alvin Toffler, que é um consumidor que produz conteúdo, esse consumidor é capaz de ajudar no processo de criação de produtor e serviços das empresas. Isso acontece graças a internet, pois com ela os consumidores viram a facilidade em comunicar e compartilhar suas opiniões, deixando assim de ser passivo, ele corre atrás de outras fontes, entende seus direitos e cria voz através das redes. É aí que as empresas precisam mudar suas estratégias de Marketing, pois começam a lidar com prossumidores felizes e prossumidores insatisfeitos, que compartilham suas opções sobre a marca para centenas de pessoas, a informações se propaga muito mais rápido na internet e uma opinião negativa sobre o serviço ou produto de determinada marca é disseminada para um público muito grande, é uma sementinha do mal, que é aderida por todos que recebem a mensagem de insatisfação. Existe companheirismo entre os consumidores, onde todos se envolvem com a reclamação e a mesma é compartilhada por várias pessoas, dessa forma a empresa deve estar em alerta, se posicionar e resolver o problema entrando em contato com o prossumidor e entregando uma solução, se puder pode entregar mais que só a solução, pode agradar o prossumidor com isso criando vínculo com o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com