TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA E SUAS REPERCUSSÕES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE UNYLEYA

Resenha crítica

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA E SUAS REPERCUSSÕES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

RIO DE JANEIRO

2018

  1. INTRODUÇÃO

Gerir informações em uma sociedade onde sua produção é constante e desacerbada é um desafio constante e urgente para a arquivologia. A gestão da informação se torna cada vez mais urgente nesse contexto. Entretanto, há de se corroborar com clareza sua reformulação conceitual, seus saberes, seu lugar na multifacetada sociedade da informação, sua multidisciplinaridade com disciplinas como a informática que é um recurso importante para a gestão.

2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO

Com o avanço da chamada sociedade da informação e a iminente quebra de paradigma, força a arquivologia acentuar seu lugar na ciência da informação. Para isso requer precisão metodológica, modelos teóricos embasados e clareza nos procedimentos. Há um caminho sem volta onde se cruzam a gestão da informação e as premissas arquivísticas forçando a essa mudança. Existe um entendimento que a informação se pressupõe sobre o suporte, um equivoco que envolve a banalidade do discurso corrente em que o conceito de informação é entendido como conhecimento ou comunicação.

  A informação é a propriedade básica do universo, ocupa um lugar central nos fenômenos da vida e do social. Borko em 1968 fala da perspectiva inovadora da ciência da informação:

É a disciplina que investiga as propriedades e comportamento da informação... Diz, assim, respeito a um corpus de conhecimento sobre a origem, coleção, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e uso da informação... Trata-se de uma ciência interdisciplinar derivada de e relacionada com os seguintes campos: matemática, lógica, linguística, psicologia, tecnologia computacional, operações de pesquisa/busca, artes gráficas, comunicações, biblioteconomia, gestão e outros campos similares.  

Além da definição, borko traça um programa científico que engloba delimitar a informação, quanto fenômeno e processo, articularem disciplinas antes dispersas, superar práticas saturadas e redescobrir o primado e separar a informação do suporte. A ciência da informação tende a ser uma disciplina transdisciplinar, a fim de se encaixar na realidade da sociedade da informação.

A origem do arquivo se confunde com o surgimento da escrita, já que em suma, são encarados como veículos de informação. Arquivos que sua estrutura orgânica é correspondente às funções e atividades do produtor. Instabilidades políticas, já influenciavam o trato dos arquivos, levando a quebra da sua estrutura, ao mesmo tempo, que alcançou status de importância estratégica. O processo evolutivo dos arquivos engloba normais escritas e concepção jurídica. Classificações metódicas, ordenação cronológica.

Na revolução Francesa entendeu – se que os arquivos são de caráter público, originando assim a criação de um órgão nacional especifico. No século XIX, os arquivos eram entendidos como disciplina auxiliar da História, como somente instrumentos, sem pessoal adequado. E, apesar dos benefícios como a produção de instrumentos de pesquisa e identificação de fontes, os arquivos eram tratados de forma secundária. A edição do manual holandês em 1898 marcou o inicio de um novo período de predomínio da vertente técnica. Entre as duas guerras a arquivistica descritiva deu espaço a gestão de arquivos. Na pós II guerra mundial surgiu o conceito das três idades do arquivo. Nos EUA apareceu o conceito de record management, firmando a gestão documental como prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com