TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica de Pessoas

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Pública – Campus Universitário Unisul Virtual

Professor:

Nome do estudante:

Data: 01/05/2015

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Você já deve ter percebido que a gestão de pessoas também é marcada por fases e tendências. Assim, diferentes modelos gerenciais, métodos, instrumentos são apresentados de tempos em tempos como a solução mais eficaz da vez.

Para verificarmos um exemplo dessa realidade, leia parte do texto “Recursos Humanos – uma leitura contextualista”, de Luiz Homero Silva Gutierrez, que está disponível em nossa midiateca.

Em seguida, com base nesse texto e em nossos estudos, responda:

1) Por que podemos dizer que a organização estudada por Luiz Homero Silva Gutierrez no texto citado exerceu diferentes políticas e práticas de Gestão de Pessoas no decorrer do seu tempo de vida relatado? Cite que tipos de políticas e práticas de Gestão são essas e apresente, pelo menos, um exemplo de ação da empresa em relação a seus colaboradores que comprove tais políticas.  (Até 15 linhas) (4,0 pontos)

Por que podemos dizer que a organização estudada por Luiz Homero Silva Gutierrez no texto citado exerceu diferentes políticas e práticas de Gestão de Pessoas no decorrer do seu tempo de vida relatado?

Porque a organização passou por várias transformações, ao longo do tempo relatado, relacionadas às suas práticas de gestão de RH, onde a evolução identificada no estudo de Gutierrez de tais práticas foram escolhidas de maneira a servir aos interesses de diferentes indivíduos e/ou grupos da organização e passaram de práticas focadas em gestão de pessoal que privilegiavam os aspectos legais e administrativos para um modelo de foco no recurso humano, priorizando o desenvolvimento do potencial até chegar em uma gestão com práticas mais focadas na valorização de pessoas como fonte de competências e recursos estratégicos.

Cite que tipos de políticas

Práticas de Gestão

Exemplo de ação da empresa que comprove tais políticas.

Administração de Pessoal (políticas inexistentes e normalmente regras e/ou procedimentos sem ligação com a política global da empresa)

Centralização, valorização do controle.

Nesse contexto, os substitutos do ex-Presidente tentaram reproduzir o sistema de administração de pessoal focando em aspectos legais e administrativos.

Administração de Recursos Humanos (políticas implícita e, algumas vezes, formalizadas)

Ampliação da área de atuação da função RH, apoio ao processo de profissionalização, descentralização de responsabilidades relativas à administração de RH, adoção de técnicas modernas de administração, dentre outros.

Plano de Urgência.

Administração Estratégica de Recursos Humanos (políticas explícitas e, normalmente relacionadas aos objetivos estratégicos)

Realização dos objetivos estratégicos da organização, valorização do ser humano como fonte de potencialidades e recursos estratégicos.

Promoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com