TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Inteligência Competitiva

Por:   •  24/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a importância da Inteligência Competitiva para o posicionamento da empresa no mercado? Quais as dificuldades em sua estruturação? Apresente sua resposta em um texto de no mínimo 08 linhas. (3,5 pontos)

R. A Inteligência Competitiva pode ser considerada uma parte significativa da gestão estratégica da organização, por meio de informação que permita aos tomadores de decisão se antecipar sobre tendências dos mercados e posição dos concorrentes. Portanto, a IC é de suma importância para o posicionamento da empresa no mercado, pois ela considera eventos e não somente relatórios para justificar as decisões tomadas no passado, bem como alertar com devida antecipação para o surgimento de oportunidades e ameaças, sempre mantendo o foco no movimento de todo seu ambiente externo. A Inteligência Competitiva é responsável por buscar, de forma ética, sistemática e planejada, informações confiáveis e relevantes para a organização. Consiste em analisar tão bem a informação que ela possa servir de base para o processo de tomada de decisão, subsidiando esse processo. 

Possui 03 fatores fundamentais pelo seu sucesso, sendo suas principais dificuldades de estruturação. O primeiro fator é o cultural da organização, que deve ter uma capacidade de adaptação às mudanças e disposição de mudar processos organizacionais para atender às necessidades impostas pelo ambiente. Uma segunda dificuldade são os fatores estruturais, que devem ser de fácil interação entre os membros da organização, proximidade e acesso aos tomadores de decisão. E por fim, os fatores comportamentais, devendo ser mecanismos de punição e recompensa para incentivar e sustentar a coleta e o compartilhamento da informação. Também deve haver a definição dos objetivos e necessidades, identificação das fontes, coleta, armazenamento, análise e disseminaçãode informação, para que seja planejado e estruturado da melhor maneira.


2) Explique 05 características positivas advindas da aplicação de um processo de Gestão da Informação que sejam implantadas pelas Empresas. Apresente sua resposta em um texto de no mínimo 08 linhas. (3,0 pontos)


R. A gestão da informação preocupa-se com as informações, os sistemas de informação, a tecnologia e os documentos que descrevem e entregam esse conhecimento por toda e para toda a organização. Possui metas técnicas muito específicas, linhas de tempo, desenho de fluxo de dados, e um estado final detalhado. Auxilia a empresa a ter conhecimento sobre o que já foi feito no passado, o que está sendo feito no presente e o que se pretende fazer no futuro. Porém não adianta as organizações apenas disponibilizarem dados e informações, o importante é preparar as pessoas da organização para transformarem dados em informações e informações em conhecimento aplicável. Sendo o sistema de informação o instrumento que o administrador possui para conseguir as informações organizadas na forma adequada para propiciar conhecimento.

3) Explique 05 implicações que podem ser apresentadas para a empresa conseguir obter as informações estratégicas. Apresente sua resposta em um texto de no mínimo 08linhas. (3,5 pontos)

R. Informações são dados que fazem a diferença e dados são um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Portanto para se obter uma informação, deve-se coletar dados, que apenas depois de contextualizados, categorizados, calculados, corrigidos e condensados, tornam-se informações. Para que essas informações se tornem estratégicas para a empresa é necessário uma procura em uma gama extensiva de fontes, que vão do Governo ao arquivamento de artigos de jornais e anúncios e panfletos de vendas, muitos dos quais não estão disponíveis on-line. Esta procura requer habilidade, desde a escolha da tecnologia até a identificação das informações relevantes. Sendo imprescindível a identificação das necessidades das informações das organizações, identificação das fontes de informações e, monitoramento das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com