TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÍDIA - CIDADANIA

Por:   •  1/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

A mídia é o principal veiculo de circulação de informação e formação de opinião, através dela é possível ter a garantia da efetivação de todos direitos humanos, desde os direitos da personalidade, os direitos civis e políticos, até aos econômicos e culturais. Mas será que ela está sendo utilizada de forma plena? Será que ela está formando seres pensantes?

O maior problema na atualidade é a falta do controle e do poder sobre a mídia por parte dos cidadãos. No Brasil o poder e o controle sobre cerca de 90% da mídia pertence a menos de 10 entidades, composto por um grupo de minoria. Sendo que quase todo o resto da população depende única e exclusivamente da opinião formada por aquelas menos de 10 entidades.

É de sua tarefa denunciar o abuso de poder, o desrespeito aos direitos humanos e levantar os negócios de trapaça. Infelizmente, isso nem sempre ocorre. Entre nós, geralmente, a grande mídia – jornais (Folha, Estadão, O Globo), revistas (Veja, Época, Isto É) e canais de TV (Globo, SBT, Record) – se posiciona ao lado do poder econômico. Isso só deixa mais claro, que, no Brasil, a mídia é um instrumento de dominação e manipulação de poucos sobre os demais.

Muito bem, ninguém nega que a imprensa possui valor enorme, em qualquer sociedade. Seu papel é, também, zelar pela construção da cidadania, da democracia e do estado de direito. E sendo assim, é fundamental garantir ao cidadão o sagrado direito de acesso à informação de qualidade, mas sem qualquer tipo de manipulação. É óbvio que a mídia necessita repensar, urgentemente, seu papel numa sociedade de massa como a nossa. É necessário que jovens e adultos tenha autonomia de seus próprios pensamentos e pense com criticidade sobre os assuntos que o cerca. A educação e a família entram com uma grande importância, tendo a responsabilidade de formar alunos e cidadãos plenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com