TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIFICAÇÃO X COMPETÊNCIA

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

QUALIFICAÇÃO

Qualificação é a formação acadêmica do individuo, sua escolaridade, formação acadêmica e cursos a qual ele buscou ser capacitado para exercer determinada atividade no mercado de trabalho, também podemos incluir a experiência profissional. Entretanto, a qualificação não é uma formação completa, tem como finalidade a aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instituições (escolas, sindicatos, empresas, associações).

Observa-se que são conhecimentos de extrema importância, mas que visa o geral, sem ser algo especifico, indica que o profissional reuniu condições necessárias, porém não garantem que ele está pronto para desempenhar suas funções.

Na área da enfermagem podemos exemplificar um curso de tec. Em enfermagem ou uma graduação em enfermagem, que qualifica o individuo a exercer atividades nesta área, mas diante da amplitude do mercado de trabalho o profissional pode se deparar com inúmeras especialidades, tais como pronto socorro, UTI, hemodinâmica, nefrologia, centro cirúrgico, enfermarias entre outros, neste caso necessita-se buscar uma educação continuada que abordaremos no próximo tema.

COMPETÊNCIA

Ferreira, 1995, p.353 assim define “competência vem do latim competentia e significa a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade, aptidão ao designar a qualidade de quem é capaz de resolver determinados problemas ou de exercer determinadas funções; à idoneidade, quando estamos perante um sujeito capaz de avaliar algo ou alguém”.

A competência de um profissional vai além de sua formação e qualificação, esta relacionado diretamente com a capacidade deste individuo em colocar em pratica com eficiência seus conhecimentos.

Neste contexto se engloba a aplicação do CHA (conhecimento, habilidade e atitude) pois e na junção destes que se define um profissional a qual o mercado de trabalho busca ou procura encontrar.

CONHECIMENTO

Se trata do saber, quando o profissional domina um determinado tema ou área. Podemos colocar com exemplo, se você cursou técnico em enfermagem, aprendendo sobre os cuidados com o paciente, áreas de atuação dentro do hospital, tipos de drenos, administração de medicação etc, ou seja, a teoria você domina.

HABILIDADE

É saber fazer na prática, transformar todo o conhecimento que possui na teoria estudada em ações reais e que tragam valor à instituição. Podem ser com os cuidados com o paciente, ser humanizado, prevenir contaminação cruzada, prevenir o paciente de lesões por pressão, aplicar os 9 certos na administração de medicação entre outros.

ATITUDE

Condiz com ter iniciativa, não ser necessário ser solicitado para fazer determinada tarefa, entender a demanda e ser pró ativo, conseguindo se antecipar às necessidades do setor a qual pertence.

Se trata em ter vontade de fazer e buscar meios de ajudar a equipe independente se é sua função ou não, ser imparcial e estar motivado, fazendo de seu ambiente de trabalho uma causa enquanto ali estiver, e mesmo quando estiver fora defender a empresa a qual trabalha, falando, mostrando e exaltando os pontos positivos.

Todas a empresas buscam profissionais com esse perfil, que possam agregar junto a ela e não ser somente um cumpridor de tarefas, que visa um todo tendo uma utilidade além da função a qual foi contratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com