TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO: GESTÃO DESAFIOS E OPORTUNIDADES. RESENHA

Por:   •  30/6/2020  •  Resenha  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

Nome: Marlaynne Hellen G. V. dos Santos Soares

Curso: Comunicação social – Publicidade e Propaganda

Data: 19/06/2020

Disciplina: Comunicação nas Organizações

RESENHA CRÍTICA

SCHMITZ, Aldo Antonio. Agência de comunicação: gestão desafios e oportunidades. 2. Ed. Florianópolis, Combook, 2010. 94 p.

  1. CREDENCIAL DO AUTOR

Aldo Antonio Schmitz atuou por mais de 20 anos na administração de agências e departamentos de comunicação. Foi sócio da agência EDM Logos (a maior da região Sul), atendendo organizações como Bunge, Hering, Karsten, WEG, Unimed e Prefeitura de Jaraguá do Sul. Jornalista, formado em Administração, tem pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial, especialização em Educação a Distância e mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor de cursos de extensão e pós-graduação no Instituto Superior de Comunicação (ISCOM), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e outros programas, como convidado.

  1. RESUMO DA OBRA

O livro é constituído por seis tópicos, onde em cada um deles é abordado um aspecto diferente dentro da agência de comunicação, mostrando como deve ser gerido, os desafios enfrentados e as suas oportunidades.

        No primeiro tópico o autor trás uma visão geral sobre o empreendedorismo na comunicação. A assessoria passa a ser chamada de comunicação organizacional, as agências começam a enfrentar um desafio bem maior, precisando ter uma competência maior do que antes com uma gestão profissional e empresarial, sendo a maior responsável pela motivação das pessoas, sejam elas clientes ou consumidores. O empreendedor precisa ver o que os outros não percebem.

        O autor fala que ‘’administrar uma empresa decorre de identificar oportunidades, dispor de recursos e, assim transformá-la em uma atividade rentável’’. Não basta apenas querer empreender, é preciso ter um planejamento criterioso de médio a longo prazos, tem que está disposto a enfrentar as dificuldade que todo empreendedor passa, é preciso ser perseverante, ter força de vontade, um bom empreendedor tem seu plano de negócio bem elaborado, ele sabe aproveitar todas as oportunidades que lhe são dadas. Peter Drucker fala que ‘’empreendedorismo não é ciência nem arte. É uma prática’’.

        Um bom empreendedor não tem medo de correr riscos ao colocar suas ideias em prática, sabe sempre tomar a decisão certa em meio as oportunidades que surgem, um bom empreendedor não espera que alguém fale o que ele tem que fazer, ele percebe e faz, e não faz apenas o que gosta mas o que precisa ser feito, ele não mede esforços para agradar seus cliente, está sempre procurando inovar e sua maior habilidade deve ser convencer outras pessoas do que ele acredita que é o certo.

        No segundo tópico o autor fala sobre as oportunidades no mercado, ele explica o que é comunicação organizacional, ‘’serviço de assessoria ou gestão da comunicação para organizações e personalidades’’. Mesmo sendo um serviço de assessoria é chamado de comunicação, por ter a responsabilidade de criar e manter o fluxo de informações entre a organização e seus públicos, a comunicação é responsável por fazer uma boa imagem da organização e manter essa imagem e a reputação com boas estratégias.

        A comunicação se assemelha muito com as relações públicas, por ser um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos, mas é completamente distinta do jornalismo, a comunicação usa a publicidade a seu favor, mas nunca usa a propaganda. E todo esse esforço da comunicação tem um único objetivo, que é sempre mostrar uma imagem positiva e a reputação da organização diante dos seus públicos.

        O autor também fala sobre os desafios que as agências enfrentam, a comunicação estratégica, a comunicação integrada, definição de área de atuação, avaliar resultados, ter bons profissionais. Esses são, hoje, os maiores desafios que as agências de comunicação passam internamente, não são aspectos difíceis de serem resolvidos e sim trabalhosos.

Devido aos constantes avançados tecnológicos e digitais, as empresas precisam se adequar à realidade do mercado. E isso não seria diferente com as agências de comunicação, que estão se adaptando à Terceira Revolução Industrial, cujas mudanças incluem transformação digital, data driven, consumidor 4.0, etc.  Essas alterações impactam consideravelmente o modo como as pessoas consomem produtos e serviços. Hoje em dia é comum que os consumidores pesquisem bastante para garantir a melhor experiência de compra possível.

O mercado de comunicação, marketing e publicidade tem se pulverizado ao ponto de abrigar, cada vez mais, diferentes modelos de agências. E o que tem provocado isso é o surgimento de novas categorias e formatos de mídia, tecnologias e estratégias de marketing. Há 10 anos, esse mercado ainda não lidava com digital influencers, Instagram, mídia programática, Inbound marketing e tantos outros elementos que apareceram ou ganharam popularidade na última década. Esse cenário de transformação mostrou que as tradicionais agências de publicidade podem não ser suficientes, muitas vezes, para ajudar os anunciantes a atingir determinados objetivos de marketing.

No terceiro tópico o autor aborda sobre as estruturas e atividades das agências de comunicação, ‘’no caso das agências de comunicação, geralmente a estrutura é ajustada por clientes, serviços ou unidades de trabalho: assessoria de imprensa, publicações impressas e digitais, editoração, evento etc.’’. cita o autor.

Os procedimentos para a abertura de uma empresa seguem uma sequência lógica: o planejamento estratégico, a criação da marca e a organização da empresa, que abordaremos agora. Organização é o processo de dispor pessoas e outros recursos para realizar tarefas a serviço de um propósito comum. A estrutura organizacional é o sistema de redes de tarefas, relações de quem se reporta a quem, e as comunicações que inter-relacionam o trabalho de indivíduos ou grupos. Dessa forma, a estrutura organizacional define a hierarquia, as responsabilidades e a comunicação entre as pessoas. É representada por um desenho gráfico denominado organograma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (150.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com