TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE CROMÁTICA CAPA CD TEMPO DE PAZ, MANEVA

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

     Na capa do CD TEMPO DE PAZ a categoria semântica fundamental que emerge e que caracteriza o conteúdo geral do mesmo é: PAZ vs. GUERRA, podendo também ser compreendida como vida vs. morte, começo vs. fim, construção vs. destruição. Isso, porque no lado esquerdo da capa, explosão, fumaça, aviões caindo, soldados, nos remete a um cenário de destruição, de Guerra, de morte. Já a imagem da direita, o céu se abrindo, o amanhecer, a neblina se dissipando, a arvore verde e a calmaria nos remete a um cenário de PAZ, de esperança, de vida.

Nessa linha de raciocínio percebe-se então que na capa do Cd tempo de paz num cenário de destruição, de guerra, de mortes, não haja espaço para o nascimento de uma nova vida, de esperança. Assim, sob esse outro olhar, poder-se-ia dizer que as categorias sintáticas que se apresentam seriam: vida vs. morte, pois para que uma arvore crescesse no meio de tanta destruição, outras foram mortas, na destruição que a guerra trouxe.

Nesse sentido, nota-se que a imagem afirma a guerra e a destruição, nega que a destruição tenha sido total e afirma a vida arvore verde e nas pessoas felizes, e o céu brilhando e, assim, por meio de operações de afirmação e negação temos a guerra como valor negativo disfórico e a paz como valor positivo eufórico.

A capa de um CD, como qualquer capa de revista e de DVD, estabelece uma relação com o conteúdo daquilo que ela apresenta. Tratar semioticamente uma capa de disco pressupõe defini-la como um texto, produto da articulação de um plano de conteúdo com um plano de expressão.  Tem-se claramente uma pintura mais figurativa, cujas formas são reconhecidas “de imediato” pelo receptor do texto, pois o contrato que a ele subjaz direciona tal interpretação.

CATEGORIA CRÓMATICA

A capa do CD trabalha com as oposições cromáticas entre o claro e escuro, as cores em maior destaque são, amarelo, verde e vermelho. A tonalidade e a qualidade da cor são determinantes para as formas preenchidas e os efeitos de profundidade, as tonalidades varia entre cores quentes, de um lado da capa, e do outro lado, cores frias. Com partes mais opacas e sujas e outras com cores mais brilhantes e limpas. O amarelo e o vermelho, no lado esquerdo representam o fogo, sangue e a guerra, no lado oposto, o verde representa a vida, esperança e a paz. A capa é por tanto, em ambos os lados, colorido.

CATEGORIA EIDÉTICA

Tem-se claramente uma pintura mais figurativa, cujas formas são reconhecidas “de imediato” pelo receptor do texto, pois o contrato que a ele subjaz direciona tal interpretação. Observa-se assim, que a capa do disco é Heterogênea.

CATEGORIA TOPOLÓGICA

O espaço é redimensionado a partir do que se apresenta no texto.  É por meio de sua leitura que conseguimos estabelecer as relações entre os planos, na capa do CD, o plano está fechado e bem próximo e está na vertical. Os efeitos de agigantamento, de perspectiva e os de movimento são gerados a partir do corpo/formas no espaço circundante. É claro que esse espaço é também semantizado, isto é, tem um sentido, e é sobre ele que os corpos/formas coabitantes se movimentam e se constroem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (376.6 Kb)   docx (851.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com