TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DAS CORES DO FILME "LUCY"

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.548 Palavras (35 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 35

ANALISE DE PALETA DE CORES DO FILME “LUCY”

ANALISE DE PALETA DE CORES DO FILME “LUCY”

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Tópicos em Comunicação, do curso de Comunicação Social, turno Matutino, da Universidade Católica Dom Bosco ministrado pelo professor Eduardo Perotto Biagi.

ÍNDICE

PAG

RESUMO 1 PALAVRAS-CHAVE 1

INTRODUÇÃO 2

⦁ DESENVOLVIMENTO DAS ANÁLISES VISUAIS 3

⦁ SEMIÓTICA DAS CORES 3 3.CARACTERÍSTICAS DE LUC BESSON 5

⦁ O FILME: LUCY 6

⦁ ANÁLISE CRÍTICA DO FILME 6

⦁ ANÁLISE DAS CORES: FILME LUCY 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23 REFERENCIAS 24

ANALISE DE PALETA DE CORES DO FILME “LUCY”

RESUMO

Neste trabalho, abordaremos métodos de análise de imagens visuais centrados na semiótica das cores, além de análise socioculturais presentes no filme Lucy, produzido pelo diretor francês Luc Besson. Inicia-se com uma descrição geral da história do filme, em seguida a análise dos personagens principais relacionando as cores por eles utilizadas com suas respectivas personalidades, abrindo caminho para um estudo mais completo no qual se analisará o ambiente, as ações e emoções dos personagens relacionando-os com as cores.

Algumas teorias foram exploradas e dividas em tópicos para que permitisse um melhor conhecimento de suas nuances, sempre procurando obter uma sustentação clara e objetiva para um passo posterior, que será a agrupamento dessas informações semióticas com as análises socioculturais que nos trará um melhor resultado para a análise do filme. Nesse cenário, obtivemos sucessos com as obras de diversos autores, que serão explicados no decorrer do trabalho.

O ponto central desta pesquisa é a produção e a compreensão de mensagens visuais, presentes no mundo do cinema, de acordo com as paletas de cores. O objetivo principal desse trabalho é entender como podemos analisar as cenas do filme utilizando-se de teorias de semiótica, com o intuito de captar as formas instituídas ou não de percepção do mundo.

Palavras-chave: Imagens. Cultura. Semiótica. Cores. Cinema. Imagem. Visual. Analise. Lucy. Filme.

INTRODUÇÃO

A evolução do ser humano sempre despertou aos olhos dos pesquisadoresum misto de admiração e fascinação. Os seres vivos sempre sofreram modificações, que podem ser repassadas de geração para geração. Este conceito de seleção natural, de que o ser humano adapta ao seu habitat, não causou muito impacto ao se referir ao mundo animal. Porém quando aplicada ao ser humano, mortal e com características racionais, causou grande indignação, principalmente entre as religiões e a comunidade científica, quando Darwin passou a afirmar que o homem e o macaco teriam certo parente em comum que vivera há milhões de anos atrás. Isso é retratado de forma bem clara no filme Lucy, que analisaremos a seguir.

Neste trabalho, utilizaremos algumas cenas e sequências como norte para a análise semiótica que contracenam com os argumentos da representação e do contexto que envolve o filme, ou seja, o evolucionismo. A partir dessas cenas, foi analisado a coloração delas de acordo com a paleta de cores correspondentes. Isso nos ajuda a ter um melhor entendimento acerca do que o filme quer passar para os espectadores, ou seja, uma interpretação dos significados e sentidos, diante da nossa realidade social.

Com este trabalho conseguimos ter uma melhor percepção e entendimento depois que descrevemos cada passo importante presente no filme. Isso só foi possível pois relacionamos elementos importantes da obra e ligamos ao estudo sociocultural da nossa sociedade.

1 DESENVOLVIMENTO DAS ANÁLISES VISUAIS

O processo de produção e de compreensão de imagens visuais possui notáveis abordagens teóricas. Isso vem progredindo e ganhando maior âmbito desde os primeiros filósofos até os dias atuais. Contudo, essas abordagens vêm auxiliando no desenvolvimento de análises visuais e trazendo uma melhor compreensão para diversas áreas da comunicação.

Para analisarmos com completo êxito esse trabalho, partimos de dois pressupostos. O primeiro é que as obras do cinema são, na maioria das vezes, produtos culturais. É um desenho completo sobre a realidade, ou seja, histórias construídas sobre o mundo. Essas expressões artísticas preservam uma minuciosa relação com a vida social e cultural, visto que elas dramatizam e difundem interpretações de aspectos e experiências da sociedade, seja no mundo atual ou antepassado.

O segundo pressuposto retoma o primeiro, pois os filmes como obras reveladoras das experiências e pontos de vista de como o ser humano está no mundo, como pensa sobre o mundo, conseguimos compreender que o cinema é um meio bastante autêntico para o conhecimento e o questionamento sobre a sociedade. Visto que essas obras são sempre ligadas ao contexto histórico-social em que é produzido. As imagens sempre nos revelam dados fundamentais sobre a nossa sociedade e sobre nosso modo de pensar.

2 SEMIÓTICA DAS CORES

A cor é uma realidade cultural da qual não podemos fugir. Além de trazer emoção aos olhos de quem a vê, a cor, é um elemento constituinte para a melhor percepção e interação com os espectadores. As cores dão sensação de movimento, de dinamismo e, além disso, procura transbordar emoções. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (224.8 Kb)   docx (590.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com