TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem colaborativa apoiada por um jogo narrativo culturalmente contextualizado

Por:   •  9/9/2015  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Artigo Selecionado: SILVA, M. A. R.; ANACLETO, J. C. Aprendizagem colaborativa apoiada por um jogo narrativo culturalmente contextualizado. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-13, 2008.

Nome: Caio Cesar Almeida Pegoraro                                                R.A.: 489000

Desenvolvimento de soluções interativas para o ambiente educacional

No início do artigo os autores deixam evidente que no contexto educacional existe uma série de barreiras e problemas para dar aos alunos uma educação de qualidade e garantir não apenas o seu futuro profissional mas sim uma educação para a vida no geral. É citado uma referência a outros pesquisadores dizendo que o ato de entregar informações aos alunos não é suficiente, o importante é prepara-los para pensar.
Esse artigo propõe um jogo narrativo computacional contextualizado ao conhecimento e à cultura do aluno, para apoiá-lo em partilhar suas experiências com seus amigos e colegas de uma maneira mais natural e familiar a ele.
A principal justificativa apresentada pelo artigo diz respeito à importância do aprender a aprender, antes de checar a esse item foram utilizadas referências aos padrões de educação definidos pela Unesco e por outros indivíduos, esse artigo fala que no século 21 há uma grave crise de convivência (socialização), onde famílias estão dispersas, pais ausentes e instituições tradicionais (como a igreja) distantes, isso está deixando as crianças perdidas e sem uma referência, podendo provocar dificuldades para os relacionamentos sociais, portanto, a escola não pode deixar de lado seu papel de socializar adequadamente.
Os autores definem que o envolvimento entre o jogador e a estória de um jogo computacional narrativo pode ser explorado como uma forma de envolver o aluno com as pessoas que estão a participar dessa estória, possibilitando que ele se expresse de maneira saudável e benéfica.
O objetivo pretendido pelos autores é demonstrar que um narrativo sensível à cultura permite ao aluno se sentir próximo a estória, possibilitando que ele se identifique e interaja com o professor e os demais alunos, dessa forma o aluno aprimora seu conhecimento para planejar e tomar decisões de acordo com a necessidade, sabendo unir as informações, definir metas e alcançar seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com