TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil é o 3º em consumo de cosméticos

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]    Trabalho 2º Bimestre - 2011

1) Trabalho em grupo (máximo de 04 alunos)

2) Forma de entrega:

  • Apresentação – montar uma apresentação de 10 minutos no power point;
  • Parte escrita – apresentará o desenvolvimento do trabalho e será entregue na forma impressa seguindo as recomendações da ABNT (disponível na sala virtual).

3) Data de entrega/apresentações:

4) Forma de avaliação: 60% da nota será dada pela parte escrita (profundidade das análises, conexões entre teoria e prática e criatividade na elaboração do trabalho); 40% pela apresentação (postura, argumentação e organização).

5) Nota do Trabalho: 4,0 pontos

  • Trabalhos copiados (de outros alunos, livros ou Internet) receberão zero;
  • Em sua formatação, deverão seguir o padrão ((seguindo Normas ABNT):
  • Capa com Curso, Disciplina, Classe, Título, Data, nome completo (do aluno ou dos integrantes do grupo) e R.A.;
  • O texto deve ser digitado em espaço 1,5;
  • Utilização da fonte arial ou times new roman, tamanho 12;
  • Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples).
  • Para efeito de alinhamento, no texto, deve ser utilizado o justificado;
  • A impressão deve ser feita exclusivamente em papel branco formato A4 (21,0 x 29,7cm);
  • Não receberei trabalhos por email;

Etapas para a elaboração do trabalho

Leia com atenção a notícia abaixo:

Brasil é o 3º em consumo de cosméticos[1]

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que enquanto o PIB do país e das indústrias gerais em 2008 cresceu, respectivamente, 5,1% e 4,3%, o das indústrias de cosméticos bateu 7,1%.

O Brasil subiu da quarta para a terceira posição no ranking mundial de consumo de cosméticos, desbancando países como a França, a Alemanha e a Inglaterra. O dado é do Instituto de Pesquisas Euromonitor, responsável pelo levantamento do consumo de cosméticos no mundo. O que elevou o Brasil para a terceira posição no ranking mundial foi um aumento no consumo dos produtos do setor no mercado brasileiro, o que representou um crescimento de 26% em dólares, contra um crescimento estimado de 1,2% no mercado global.

Em 2005, o Brasil já havia desbancado mercados tradicionais, como a Alemanha e a Inglaterra. Agora, com vendas no valor de US$ 18,2 bilhões, superou também o mercado francês ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, que ocupam respectivamente o primeiro e o segundo lugar.

PASSO 1 - Suponha agora a seguinte situação: um empresário do setor de cosméticos, animado com o crescimento das vendas, pretende ampliar o mercado tentando atingir a clientela masculina. Ele planeja começar com o lançamento de uma linha de cuidados para o rosto (hidratante, antissinais e protetor solar). Para isso, procura uma empresa de publicidade e propaganda, que deverá elaborar um projeto de divulgação desses novos produtos por meio de um folder.

Imagine que você e o seu grupo fazem parte da empresa procurada pelo empresário e terão que desenvolver um folder para promover a nova linha de cosméticos para o público masculino.

Portanto, vocês terão que desenvolver as atividades propostas, que culminarão na elaboração do folder.

  1.  Com o objetivo de entender melhor o consumidor masculino, converse com os integrantes de seu grupo sobre os principais motivos que inibem o consumo de cosméticos pelo público masculino. Anotem as principais ideias, que deverão ser consideradas durante o desenvolvimento do projeto.
  2. Façam um levantamento do potencial do mercado brasileiro de cosméticos para se informarem a respeito do assunto. Pesquisem em jornais, revistas, sites específicos da área etc. Não se esqueçam de trocar ideias com os colegas do grupo.
  3. O mercado de cosméticos cresce muito mais em função do consumo das mulheres que dos homens. Façam uma pesquisa para saber os motivos dessa diferença no consumo e se isso tem mudado nos últimos tempos, isto é, se os homens, mais preocupados com a aparência, já estão aumentando as estatísticas de vendas dos cremes embelezadores.
  4. Redijam um texto reunindo essas informações

Sugestão de site: http://www.mundodomarketing.com.br/13369,artigos,todos-ganham-no-mercado-de-cosmeticos-brasileiro.htm

 

PASSO 2 - Nesta fase, tendo já pesquisado sobre as características do mercado brasileiro de cosméticos e as diferenças quanto ao consumo desses produtos por mulheres e por homens, vocês já têm o conhecimento de mundo necessário sobre esse assunto, estando aptos para começarem a pensar nos produtos que deverão ser criados pela equipe de trabalho.

  1. Converse com os seus colegas sobre o que chama mais a atenção dos homens ao comprar um produto como sabonete ou xampu.
  2. Com base no que vocês conhecem sobre o público masculino, seus gostos, valores e visão de mundo, criem uma identidade visual para um dos produtos que serão lançados (hidratante, antirrugas e protetor solar). É o momento de pensar na embalagem (pote, bisnaga etc), cor, formato, tipo de letra, linguagem não-verbal (imagem, ilustração), logotipo da marca etc.
  3.  Redijam um texto em Word, letra 12, espaço 1,5, fonte Arial, de no mínimo uma página, explicando como ocorreu o processo de construção da identidade visual pedida no Passo 2, justificando o porquê da cor, formato, logotipo etc, relacionando isso às características masculina.

PASSO 3 - Agora que vocês já criaram a identidade visual do produto, chegou a hora de produzir um breve texto sobre ele, explicando suas propriedades e benefícios para a pele masculina. Converse com os seus colegas sobre os benefícios causados em sua pele, após o uso de um determinado produto.

  1. Pesquisem em diferentes rótulos de hidratantes, antissinais e protetores solares, e em sites de marcas conhecidas no mercado (Natura, Avon, etc) seu modo de apresentação – gel, creme, fluido etc – e seus benefícios específicos.
  2. Selecionem as informações relevantes da pesquisa acima e as organizem em forma de resumo, para cada um dos produtos: hidratante, antissinais e protetor solar. Não se esqueçam de utilizar os conceitos e mecanismos aprendidos sobre coerência e coesão textuais. Não repita palavras, substitua o referente por pronomes, elipses ou palavras equivalentes como sinônimos, descrições definidas etc.

PASSO 4 - O produto está quase pronto. Falta organizar as informações do resumo em forma de títulos ou sub-títulos, a fim de que o consumidor possa localizar facilmente para quê o produto é indicado, seu modo de ação, como utilizá-lo, com que frequência etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com