TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DO CONHECIMENTO

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

1 O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (1990) traz a definição de informação como “ato ou efeito de informar; transmissão de notícias; comunicação”. 

Já a palavra conhecimento significa, segundo a mesma fonte, “ato ou efeito de conhecer; faculdade de conhecer; consciência da própria existência (...)”.

Na era em que vivemos a informação tem uma veiculação muito rápida e está em todo lugar, podemos assim ter acesso fácil de informação do mundo todo. Já o conhecimento vai muito além, ele decore da interpretação da informação, se da atrás de comparação, consequências, conexões e conversação.

Segundo estudos realizados por Luckesi (1996), adquirir conhecimentos não é compreender a realidade retendo informação, mas utilizando-se desta para desvendar o novo e avançar, porque quanto mais competente for o entendimento do mundo, mais satisfatória será a ação do sujeito que a detém.

2 Em nossa tecnologia temos acesso a infinitos  dados ,o que necessariamente não são informações, pois a informação deve ter limites, para gerar a informação os dados devem ser coletados, organizados e ordenados onde são atribuídos significados e contextos, só assim será útil para ser utilizado como informação.

3 O conhecimento pode ser caracterizado como explicito ou tácito, onde explicito é facilmente comunicado podendo  estar em produtos, base de dados , processos, já o tácito é subjetivo e pessoal , podem estar nas ações e experiências profissionais, se tornando assim mais difícil de se explicar. São conhecimentos diferentes, mas nas organizações  eles interagem um com o outro e realizam trocas nas atividades criativas dos seres humanos.

4 Para explicar como ocorre o processo de criação do conhecimento organizacional  Nonaka e Takeuchi (1997) desenvolveram o conhecido  espiral do conhecimento,  que se dividem em 4 etapas :

Socialização do conhecimento: (tácito para tácito) que compreende o processo de compartilhamento das experiências;

Externalização do conhecimento: (tácito para explícito)  comunicação do conhecimento ao grupo através do uso de conceitos, analogias, metáforas ou modelos;

Combinação do conhecimento: (explícito para explícito) que é o uso de uma linguagem formal para registrar e difundir o conhecimento, como por exemplo, a criação de manuais.

Internalização do conhecimento: (explícito para tácito)  processo de aprendizagem, quando novos conhecimentos começam a ser assimilados pelos indivíduos e são utilizados para agregar ou modificar o conhecimento já existente .

Referências:
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Enciclopédia Britânica do Brasil. 12ª Edição. 1990. Companhia Melhoramentos de São Paulo.

LUCKESI, C. C. e PASSOS, E.S. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez, 1996.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com