TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas capitulo

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão de Pessoas

Missão:

 Para ter uma “missão cumprida” é necessário se organizar.

 “... Todas as organizações tem uma missão a cumprir.”
“... A missão representa a razão da existência de uma organização.”
                                                                   (Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Cap. 3)

  Numa empresa é necessário conhecer a missão ou o objetivo que a empresa tem. Para isso, a organização é essencial, porque se a pessoa que trabalha nesta empresa não souber o motivo dela estar lá e que caminho ela deve seguir, ela se tornará errante de sua própria atitude, ou seja, não saberá o caminho para sua realização se não se organizar, agir e concluir.

 Cada organização tem sua missão própria e específica. A missão pode ser escrita em uma declaração formal, chamado de credo da organização, que é usado pelos funcionários como um lembrete periódicos, então saberão para onde e como conduzir os negócios.

 “A missão deve ser objetiva, clara, possível e, sobretudo, impulsionadora e inspiradora        .” 
                                                             
(Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Cap. 3)     

 Por fim, a missão deve sempre estar em consenso com a organização, “lado a lado”, fácil de compreender e ser interpretadas, para existir um mínimo de chances de erros por pessoas que estão fora da organização.

 

Visão:

 “Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro.”
                                                                 
(Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Cap. 3)   

 Toda organização deve ter uma visão de si mesma, de tudo que tem a oferecer, de como as outras pessoas verão, de como o planejamento irá funcionar e futuramente, como vai estar.

 Numa empresa, por exemplo, se você vende tal produto para mulheres, terá que ter uma visão feminina, ou seja, de como essas mulheres vão enxergar esse produto que sua empresa vende, quais são as preferências femininas que estão em alta.

 “Geralmente a visão esta mais voltada para aquilo que a organização pretende ser, do que com aquilo que ela realmente é.” 
                                                                 
(Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Cap. 3)

  Portando, o termo “visão” é como um projeto que as pessoas gostariam de ser em certo prazo e como ela chegará lá. Em resumo, o individuo tem uma visão de um plano futuro e se organizará de forma que o faça transformar o que viu em realidade.

 Porque a visão é importante nas empresar modernas?
Pelo fato de não comandar mais as pessoas com regras burocráticas e hierarquia de comando, sim, por meio de compromisso com a visão. Quando as pessoas conhecem a visão pretendida, saberão para onde ir e como ir.

Objetivos organizacionais:

 Podemos dizer que o objetivo organizacional é uma meta que a organização pretende atingir, pois toda empresa é criada com intuito de alcançar seus objetivos através da meta.

 É necessário, se desempenhar para ser a organização fornecedora preferida, se preocupar com a segurança das pessoas e continuar sempre a crescer.  É importante também se importar quanto ás pessoas, ter orgulho e estar sempre alegre, se comunicar e passar informações e tratar todas as pessoas da mesma forma independente de classe social ou aparência.

Planejamento estratégico organizacional:

 “A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre, estratégia significa mudança organizada.”
       
                                                           (Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Cap. 3)    

 A estratégia organizacional é um conjunto de manobras que se desenvolve em um ambiente competitivo. Ela deve aproveitar as oportunidades externas e esquivar-se das ameaças ambientais ao mesmo

 Essa estratégia é definida através da ampla participação de níveis da organização, ou seja, nessa estratégia deve haver uma ideia futura, então ter uma visão do seu objetivo e iniciar a missão de tentar conclui-lo em longo prazo.

 É importante exaltar que para o objetivo ser concluído deve-se criar um “plano” que será a estratégia e só vai ser feita através de esforços convergentes, todo um planejamento, assim é mais provável que se obtenha resultados positivos.

 Uma forma de errar e aprender são algo que sempre ocorrerá você cria uma estratégia e caso não dê certo, você terá conhecimento e todas as pessoas que viram ou ajudaram a criar a estratégia também terão, então você não ira sair perdendo numa tentativa de alcançar algum objetivo, caso erre, acertará com seu erro não o cometendo mais.

 A missão e a visão proporcionam os elementos básicos para a definição dos objetivos globais e formulação da estratégia organizacional.

Estratégia de RH:

 O objetivo principal da estratégia de rh, é fazer com que os funcionários de desempenhem mais, produzam mais e sejam mais eficazes. Para que isso ocorra é necessário que a equipe de comprometa em colaborar e também que tenham uma maior capacidade de se adaptarem.

  Esse planejamento, ajuda a manter o ambiente de trabalho produtivo, saudável, assim, aumentando a capacidade de cada pessoa e estabilizando a empresa sob a geração de lucros, para que a mesma vire em destaque entre outras empresas por ter uma mão de obra instável.

Modelos de planejamento de Gestão de Pessoas:

 Para um bom planejamento de gestão de pessoas, deve-se ter uma visão ampla para avaliar seus recursos atuais e futuros planos por cada área distinta, ou seja, planejar com cada área sua ação, capacitação e todas as possíveis demandas futuras da empresa, sempre em busca de melhores talentos.

 Para iniciar o plano organizado é necessário levantar as necessidades pessoais da empresa, procurando funcionários capacitados para trabalhar em diferentes áreas. Importante organizar um sistema para encaixar as melhores qualificações, experiências, desempenho e potencial de cada profissional na área onde melhor atuariam. Para obter uma visão mais abrangente e melhor adequar onde cada profissional deve atuar deve-se avaliar também conhecimento, habilidade, atitude e valor, então, criar um plano de desenvolvimento individual e por ultimo avaliar metas e resultados alcançados em cima desses dados, procurando quais pontos devem ser alterados para sempre estar buscando melhorias, tanto para o profissional, quanto para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com