TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getão do Conhecimento

Por:   •  30/3/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO Á GESTÃO DE CONHECIMENTO

Com o progresso das empresas nos seus respectivos mercados, uma arma importantíssima tem sido utilizada por essas empresas para alcançar o sucesso.

Dentro do panorama de trabalho, o conhecimento é muito importante para que empresas tenham uma forte visão que venha a alavancar suas metas e compromissos.

Todo o conhecimento, que vem a ser a mistura de experiências, valores tanto humanos quanto ambientais, vem sendo utilizado com frequência pelas empresas, que aplicam essa prática no processo de seleção, reciclagem e manutenção de funcionários.

A gestão de conhecimento deve ser feita de modo que a empresa e seus administradores busquem sempre a renovação do conhecimento, para que essa prática não se torne uma simples opinião.

Muito do que se aplica á gestão de conhecimento é feita por especialistas em tecnologia da informação, ou TI, embora esse grupo seja utilizado como plataforma, e não como conteúdo.

Quanto ao processo de conversão do conhecimento, è extremamente importante à captação dos quatro meios de conversão. Toda organização utiliza esse processo de transformação, o chamado processo SECI (SOCIALIZAÇÃO, EXTERNALIZAÇÃO, COMBINAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO), de forma a compartilhar, confrontar conhecimentos, liberar o conhecimento para a sociedade, e também a reter esse conhecimento.

Passo 1

Ambev: considerada uma das maiores empresas no ramo de bebidas no mundo. Criada a partir da junção de duas empresas, a Antarctica e a Brahma, com a intenção de abranger seus domínios no mercado em que atua. Uma das políticas de atuação da AmBev tem sido a criação, inclusão de novas marcas, e manutenção de outras já incorporadas em seu organograma.

Para isso, a empresa tem como muitas de suas políticas, buscar a inovação de seus mecanismos de atuação, como criação de novas ideias, produtos que tragam satisfação, políticas sustentáveis, programas sociais, atrair novos profissionais, para que estes tragam consigo ideias que deem a empresa, novas possibilidades frente ao vasto mercado, que é o de bebidas.

A AmBev tem em sua proposta de atuação, promover não só os produtos como forma de lucrar, mas também de criar com esses produtos, fontes que levem ao público a conscientização sobre a necessidade de se cuidar do meio ambiente, a valorização dos laços familiares, a inclusão social, a valorização do profissional, colhendo, partilhando e estimulando-o a buscar novas ideias.

Um dos veículos que integram novo modelo de abordagem para o sucesso de muitas das empresas é o patrocínio. Incentivar a continuidade de projetos traz á empresa, uma credibilidade que afeta de modo positivo, a intenção da empresa em promover seus produtos.

Dentro disso, a AmBev mostra sua capacidade de promover a gestão de conhecimento, tanto no trato com os seus consumidores, quanto com seus parceiros, funcionários e administradores. Entender como funciona o processo de gestão de conhecimento é, e será primordial para o contínuo crescimento da AmBev.

Passo 2

Dentro do processo organizacional da AmBev, a aplicação do conhecimento pode ser aplicada tanto na forma de mídia e tecnologias que possibilitem aos líderes e funcionários da empresa alcançar pontos importantes, quanto através de recrutamento, treinamento e reciclagem dos seus colaboradores. Trazer a estes colaboradores, a importância de buscar o conhecimento dá um retorno essencial para a empresa, pois, além de absorverem o conteúdo que venha a somar á visão geral do processo, abre novos horizontes profissionais, até mesmo dentro da própria empresa.

LINGUAGEM LEGITIMADA

Trazer aos colaboradores o conhecimento necessário para o progresso é muitas vezes, dificultado por algumas barreiras. Passar á equipe novos conhecimentos impõe á empresa, a aplicação de termos que fogem ao conhecimento comum, os chamados termos técnicos. Uma delas é a linguagem com que se aborda o colaborador. É imprescindível que a empresa transforme o conteúdo a ser partilhado, numa linguagem apropriada á equipe. A utilização de uma linguagem informal, não torna o conteúdo pobre, mas de uma melhor absorção.

HISTÓRIAS ORGANIZACIONAIS

Outra grande barreira que tem afligido as empresas é a frequência com que insucessos têm transitado entre suas equipes. Um ou outro colaborador com aquele complexo de que, se não deu certo uma vez, uma ideia deve ser abandonada para não prejudicar o andamento do processo da empresa. Ou até mesmo uma tentativa de implantar uma ideia ou sugerir novidades ao gestor, traz a estes funcionários, a impressão de que estão sendo deslocados.

Esta última acontece muito entre funcionários que mantém longo período na empresa, e vê com maus olhos, a intenção de um novo funcionário em contribuir com suas ideias.

PARADIGMAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com