TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMATICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

UNIP ALVORADA

 2016

SUMÁRIO

  • 1. Reflexões referentes aos 13 textos...............................................................3
  • 1.1 Educação? Educações: aprender com o índio............................................4
  • 1.2 O fax do Nirso..............................................................................................4
  • 1.3 A historia de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)...........................5
  • 1.4 Uma pescaria inesquecível..........................................................................5
  • 1.5 A folha amassada........................................................................................6
  • 1.6 A lição dos Gansos......................................................................................6
  • 1.7 Assembleia na Carpintaria...........................................................................7
  • 1.8 Colheres de cabo comprido.........................................................................7
  • 1.9 Faça parte dos 5%.......................................................................................8
  • 1.10 O homem e o Mundo.................................................................................8
  • 1.11 Professores reflexivos...............................................................................8
  • 1.12 Um sonho impossível................................................................................9
  • 1.13 Pipocas da vida.........................................................................................9
  • 2. Conclusão......................................................................................................9
  • 3. Referências..................................................................................................10

  1. Reflexões referentes aos 13 textos

A seguir faremos reflexões referentes aos treze textos do livro texto de prática de ensino – introdução à docência, com o intuito de nos fazer analisar a sociedade e repensar nossas atitudes para que no futuro saibamos direcionar nossos alunos para o melhor caminho possível. Inclusive repassar esses textos para eles, pois todos deveram ter opinião própria sobre o mundo, atitudes e o mais importante se por no lugar e respeitar o próximo.


1.1 Educação? Educações: aprender com o índio

Na leitura deste texto reforcei o que já havia aprendido em outra matéria do curso que evidenciava que a educação varia de acordo com a cultura. No caso do texto os índios não precisavam de matemáticos, engenheiros, nem nada parecido, precisavam de homens que se virassem na natureza caçando, pescando, defendendo sua tribo e nada adiantava um cientista. Porém em nossa cultura todas as famílias querem que seus filhos se tornem pessoas com estudo e de bom poder aquisitivo.

A educação por vezes varia dentro de uma mesma família, como por exemplo, se o segundo filho nascer em uma época financeira melhor que o primeiro pode não saber como é não ter algo e por isso não dar tanto valor as coisas quanto o primeiro.

Em nosso pais a grande maioria da população não possui educação, não conhece os deveres dos políticos, não conhecem seus direitos. Para os corruptos que nos governam somos um prato cheio, pois ficamos de mãos atadas sem saber o que fazer considerando que nós sabemos o que acontece já que, generalizando, não entendemos de nada, nem acompanhamos os noticiários e acontecimentos.

A educação é uma arma poderosa, em cada grupo podemos ser controlados ou favorecidos com ela.

1.2 O fax do Nirso

        O fato era que Nilson era um excelente vendedor na loja onde trabalhava, porém escrevia igual seu sotaque, tudo errado. A atitude do chefe em pedir que todos os colaboradores usassem esse linguajar como método de venda é ridícula, sem sombra de duvidas, se falava e escreviam daquele  modo e vendia muito imagina se escrevesse e falasse corretamente, certo que venderia ainda mais. Não acredito que isso acontecesse realmente, pois a educação e profissionalização são cada vez mais necessárias para entrar no mercado de trabalho e inclusive as próprias empresas mandam seus colaboradores fazerem cursos até mesmo em outros estados para obter melhores resultados e rendimentos.

        Os jovens devem usar e abusar das tecnologias e facilidades que estão disponíveis a quase todas as classes sociais, é possível realizar diversos cursos à distância na internet e completamente gratuitos ou então pagando apenas o diploma e se atualizar sempre para o mercado de trabalho.

1.3 A historia de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)

        A atitude do lobo foi muito nobre, porém mal interpretada, no caso dele houve sérias consequências. É muito comum ouvirmos algo e confiarmos firmemente sem estudar a veracidade dos fatos ou então ter a ingenuidade de acreditar em quem falou primeiro, todos os atos possuem seus porquês, se há a possibilidade de não ter sido como contado isso deve ser estudado.

        Às vezes coisas mais simples acontecem, uma criança pode falar algo sem maldade, ou sem pensar, e acabar machucando os sentimentos do coleguinha, isso também acontece com adultos, o responsável deve ser muito prudente em como vai agir com essa criança, nem tudo o que parece é. Uma atitude grosseira pode ser muito injusta, toda ocorrência deve ser analisada com calma e não apenas confiar no que vemos pode ter sido apenas mal interpretado.

        Há diversos filmes e livros nesta década contando filmes e histórias famosas em versões diferentes. É importante que aquele que possui uma versão, uma ideia, uma opinião diferente possa se expressar seja onde for.

1.4 Uma pescaria inesquecível

        Excelente a atitude do pai em ordenar que o menino devolvesse o peixe ao rio. A ética é aprendida no dia a dia, inclusive com as crianças, é como agirmos diante de uma situação oportuna, geralmente financeiramente, dizem que a situação faz o ladrão, pois eu digo que não. O que faz o ladrão é a falta de ética e caráter, estes são itens essenciais dentro da sociedade civilizada e pessoalmente para que possamos deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente todas as noites sabendo que não prejudicamos ninguém e optamos pela melhor atitude possível mesmo que ninguém esteja observando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com