TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo, paixão e Cibercultura no Blog Esporte Global

Por:   •  6/10/2018  •  Artigo  •  5.072 Palavras (21 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁ

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

GILDSON GREGÓRIO DA SILVA NEVES

JONATAS AUGUSTO AMARAL BRITO

JULIANA VIEIRA

Jornalismo, Paixão e Cibercultura no Blog "Esporte Global"

Belém

2017

                                 GILDSON GREGÓRIO DA SILVA NEVES

JONATAS AUGUSTO AMARAL BRITO

JULIANA VIEIRA

Jornalismo, Paixão e Cibercultura no Blog "Esporte Global"

Artigo apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina Produção de Projetos Jornalísticos.

Orientador(a): Prof. Msc. Fabrício Santos de Mattos

Belém

2017

Jornalismo, Paixão e Cibercultura no Blog "Esporte Global"

Gildson Gregório da Silva Neves[1]

Jonatas Augusto Amaral Brito[2]

Juliana Vieira[3]

Resumo: O esporte, principalmente, o Futebol, é parte da história cultural do Brasil. Para reafirmar essa importância, apresentamos neste artigo, a criação do blog "Esporte Global", que disponibiliza notícias e entrevistas sobre os jogos e os personagens (jogadores, técnicos, etc.) que fazem parte dos times e campeonatos paraenses de vários esportes. Além da participação dos graduandos na produção deste produto, dialogamos com os conceitos de Cibercultura e Jornalismo Digital e Esportivo.  

Palavras-chave: Esporte Global; Blog; Futebol; Jornalismo Esportivo; Cibercultura.

1. INTRODUÇÃO

O futebol é, ainda que essencialmente promovido pela comunicação de massa, uma característica comum e de paixão fervorosa do brasileiro. É uma parte da cultura que atinge o nacional, o regional e também, o local. Vai muito além da perspectiva dos jogos e das competições, ele extrai a emoção e a expressão de um grupo ou indivíduo.

Neste sentido, identificamos o futebol como uma arte inserida na cultura brasileira, visto que, exista uma mobilização afetiva e efetiva da mídia e da sociedade em eventos grandiosos como a Copa do Mundo, onde as pessoas são até "liberadas" dos trabalhos para assistirem os jogos.

Segundo Édison Gastaldo (2009, p.353), o futebol é, hoje, na cultura do nosso país, uma das principais características de construção de uma memória social e afetiva relacionada ao que sentimos e compreendemos como nação, logo, é estabelecido um discurso de identidade nacional.

Ruas e paredes pintadas de verde e amarelo, brasileiros com a camisa de futebol do país, notícias em diversos meios de comunicação falando sobre esporte, é um cenário possível e facilmente visualizado no Brasil, principalmente, no período dos jogos da Copa do Mundo. No Pará, a paixão não muda, e sim, se fortalece ao contexto local, por isso, o fanatismo, a paixão, aqui, se manifesta pelos times do estado, dentre eles, o maior clássico de Futebol da Região Norte: Re-Pa[4], competição entre Remo e Paysandu.

Diante dessa paixão pelo futebol paraense, o exercício é produzir e perceber as experiências que tornam o Jornalismo Esportivo Digital uma prática de interações e emoções, marcada pelas diversidades apresentadas na contemporaneidade. Para isso, utilizamos o ciberespaço e suas ferramentas digitais com o objetivo de analisar, aperfeiçoar e ratificar a importância do objeto de pesquisa em questão, ou seja, o Blog Esporte Global[5].  

2. METODOLOGIA

O desenvolvimento do Blog Esporte Global representa parte da avaliação da disciplina de Produção de Projetos Jornalísticos, ministrada pelo Prof. Fabrício Santos de Mattos da Estácio Fap. A importância dessa matéria no currículo de Comunicação Social é expressar a união das teorias com as práticas jornalísticas, assim, estabelecermos metas de produção.

Embora apresente técnicas experimentais, como a produção de pautas e entrevistas jornalísticas, a principal metodologia deste trabalho é a pesquisa descritiva, visto que, buscamos expor as características do Jornalismo e Esporte, além de explorarmos outros fatores que cercam estes universos.

De acordo com Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), a pesquisa descritiva é aquela que preocupa-se com os momentos dos registros, as análises dos processos e os relacionamentos com fatos e fenômenos, esse método busca não manipular os acontecimentos, portanto, estuda e descreve os aspectos existentes na comunidade, grupo ou realidade que está inserida na pesquisa.  

2.1 PRÉ PRODUÇÃO

O Esporte Global é uma pesquisa de campo onde buscamos levar informações do esporte paraense durante o segundo semestre de 2017. Para a elaboração do projeto foi necessário comprar um domínio na internet www.esporteglobal.net na ferramenta blogger que custa R$50,00 anual.

 

A escolha das pautas foi definida através dos critérios, envolver o esporte sobre alguma jurisdição federada, e eventos que ocorram na região metropolitana de Belém.

2.2 PRODUÇÃO

Quando falamos de esporte, quase sempre utilizamos as mesmas fontes, principalmente técnicos, jogadores, torcedores, tendo muita dificuldade pois quase sempre muitos não aceitam falar com a nossa equipe de primeira, muitos tem vergonha de dar entrevista, como foi um caso de um atleta do Paysandu que durante a final do sub 20 contra a tuna alegou ser gago e por isso não ia falar com a nossa equipe. Torcedores e pais de atletas sempre fogem de nossa equipe também.

Algumas atitudes de técnicos que após a derrota de sua equipe também não quiseram falar conosco, como foi o caso do seu  Roberto, técnico do Shouse que negou entrevista após seu time perde para o Breves, e Anderson Pojo, técnico da  Esmac que também negou entrevista após sua equipe perde de 4 a 3 para o remo no jogo de ida da semifinal do segundo turno do paraense sub 17.

Outro ponto que atrapalhava nosso trabalho era durante as partidas do futsal em que solicitávamos aos mesários para obter uma foto da sumulas dos jogos, muitos alegavam pressa para ir embora ou que haviam guardado o material como foi o caso das partidas entre Shouse 4x9 Breves e nas partidas entre Remo x Esmac. Quando o assunto era médico e seguranças nos locais dos eventos, muitos representantes de equipes e das federações também não falavam com nossa equipe, alguns até falavam, mas não permitiam usar as suas falas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (419.9 Kb)   docx (715.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com