TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação: Teorias de Processo

Por:   •  20/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Talita Vallone Rodrigues               RGM: 14051079

AP IV- Motivação: Teorias de Processo

A pesquisa realizada sobre os macacos-prego comprovou que estes tem senso de justiça. Em comparação com as Teorias do Processo desenvolvidas por Victor Vroom, é possível visualizarmos claramente que a reação humana em relação a senso de justiça é extremamente parecida com a reação do macaco-prego abordada na pesquisa.

Em relação á Teoria da Expectativa, para Vrom, a motivação é composta pela expectativa, pela valência e pela instrumentalidade. Sendo assim, na Organização, o indivíduo crê que pode obter uma recompensa se praticar um maior esforço, valoriza esta recompensa e percebe que um bom desempenho resultará nesta valiosa recompensa. Fazendo uma comparação com a pesquisa, os macacos-prego agiram de forma similar quando trocavam suas pedrinhas por uma rodela de pepino, pois a troca era o esforço que eles faziam para obter a sua recompensa, o recebimento da rodela de pepino era algo valioso e se eles continuassem colaborando com a troca, o resultado sempre seria a “valiosa rodela de pepino”.

Em termos de Equidade e Iniquidade a teoria nos diz que pessoas fazem comparações constantemente entre o seu trabalho e os resultados com os de outras pessoas. Após perceberem iniquidade o individuo está sujeito a possíveis reações podendo modificar suas entradas, modificar seus resultados, distorcer sua auto-imagem, distorcer a imagem dos outros, buscar outro ponto de referencia para obter outra base de equilíbrio e abandonar a situação.
Podemos encontrar nos macacos estudados pela bióloga comportamentos semelhantes aos citados na Teoria do Processo, pois quando os macacos percebem a situação injusta deixam de trocar as pedras ou mesmo abandonam o ato de troca por se sentirem inferiorizados quando comparado ao que recebeu a melhor recompensa (uva).

Para que o individuo seja mais produtivo é necessário evitar que se sintam injustiçados buscando motivação através do objetivo pessoal de cada um.

 Portando, é muito importante as Organizações se preocuparem com a motivação e a recompensa de seus funcionários, proporcionando um bom clima organizacional com rendimento maior que o esperado.

 Para que o sentimento de equidade e iniquidade se torne produtivo pode-se conduzir as reações dos funcionários a modificação de seus resultados de forma positiva, porém com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com