TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que é socialização Organizacional?

Socialização contexta obedecer a um horário de trabalho, a desempenhar determinaria atividade a seguir com orientação do seu superior, a atender determinadas regras e regulamentos internos , e coisas do ramo.

  1. Explique a organização como um sistema de papéis.

As organizações começam a funcionar quando as pessoas que devem cumprir papéis especificos e actividades solicitadastenham ocupado suas posições correspondentes. Um dos problemas basicos de uma organização consiste me recrutar, seleccionar e formar seus participantes em função das posições de trabalho, de tal forma que cumpram com legitma eficacia.

  1. Explique o desempenho de papel e as possíveis discrepâncias ou dissonâncias.

o gerente explica ao subordinado oque este deve fazer. O subordinadorecebe as explicacoes e interpreta essa expectativa comunicada, com alguma distorcao proveniente do processo de comunicacao (papel recebido) e passa a fazer aquilo que lhe foi solicitado, de acordo com a sua interpretacao pessoal. Enquanto isso o gerente passa a avaliar o desenpenho do subordinado e a comparar este desenpenho com a expectativa de papel.

Decripancias de papel- é a diferenca entre papel percebido pelo subordinado e o comportamento do papel que ele consegue desempenhar. Nem sempre aquilo que o subordinado entende que deve fazer ele consegue ou é capaz de faze-lo efectivamente.

  1. O que é desenho de cargos e quem o faz dentro das organizações?

O desenho do cargo é expecificação do conteudo, dos metodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais do seu ocupante.

  1. Explique e compare os modelos de desenho de cargos.

Existem 3 tipos, o classico, o Humanistico e contingencial.

- Classico: consiste em certos principios de racionalizacao do trabalho para projetar cargos, definir metodos padromizados, treinar as pessoas para obter maxima eficiencia.

- Humanistico: é denominado pelas relacoes humanas atraves da experiencia de Hawthorne, tendo o objectivo de substituir a engenharia industrial pelas ciencias sociais, a organizacao formal pela informal, a chefia pela lideranca.

- Contingecial: representa a abordagem mais ampla e complexa pelo facto e considerar 3 variaveis: as pessoas, a tarefa e a estrutura organizacional.

  1. Quais são as dimensões profundas no desenho de um cargo?

  • Variedade;
  • Autonomia
  • Significado da tarefa
  • Identidade com a tarefa
  • retroacao
  1. Como elas podem ser implementadas?

- Variedade: envolve a intervencao de diversas habilidades e conhecimentos de ocupante, a utilizacao de diversos equipamentos e procedimentos e a execucao de diversas tarefas diferentes. É introduzida a medida que o proprio ocupante planeja e programa o seu trabalho, supre seus insumos, utiliza diferentes equipamento, ambientes, metodos de trabalho e diferentes operacoes, com criativdade e diversidade.

- Autonomia: esta relacionada com o lapso de tempo de que o ocupante dispoe para sofrer supervisao directa do seu gerente. Proporciona liberdade de metodos, de programar o trabalho e os intervalos de repouso, mobilidade fisica ilimitada e quando a propria pessoa supre os insumos do seu trabalho se deoender da gerencia ou de outras pessoas.

- Significado da tarefa: trata-se de aumentar a noca da importancia das tarefas executadas e, consequentemente do papel da pessoa dentro da organizacao. Requer uma explicitacao completa do trabalho, de seus objectivos, de sua utilidade e importancia, de sua interdependecia com os demais cargos da organizacao, e principalemte para qual cliente interno ou externo é direccionado o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com