TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jornalismo Cultural

Por:   •  7/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Rita Lee ganha exposição inédita no MIS

        "Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem". Os versos de Pagu definem uma verdadeira influência mutante e é sobre ela que uma aguardada exposição desembarca no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Jardim Europa, em São Paulo. Falar de Rita Lee é se inspirar em cores explosivas, sentir vibrações nunca sentidas e entrar de vez em uma das mentes mais criativas e aclamadas da música brasileira. Com direção de Guilherme Samora e organização de seu filho, João Lee, a mostra se estende até o dia 28 de novembro, de terça a domingo, e pretende ser uma das mais visitadas do local em ano de plena retomada de atividades do museu, que já recebeu em sua história nomes como o cineasta americano Tim Burton e o cantor inglês David Bowie.

        Divido em diversas salas temáticas, a "Samsung Rock Exhibition Rita Lee" leva o visitante a um mergulho histórico ao longo de 50 anos de carreira musical, conhecendo amplamente o seu processo criativo, as fases da carreira, além das principais referências que a levaram a uma das bandas de rock mais prestigiadas do país, Os Mutantes. Entre vestidos arrasadores, botas exclusivas e figurinos históricos, parte de um acervo bem cuidado e curadoria minuciosa que vem de família, o público pode desvendar uma Rita Lee que pouco se mostrou ao longo dos tempos. Os cenários foram feitos pelo figurinista pessoal de Rita, Chico Spinosa, que também é carnavalesco premiado da escola de samba Vai-Vai.

        Contando com itens criados especialmente para a mostra no MIS, como um placo giratório, uma réplica do usado na tour de 1982/1983, e um manequim flutuante, a exposição ganha ares de amor e drama em espaços dedicados especialmente para o encontro do amor de sua vida, o instrumentista Roberto de Carvalho e para os tempos de intensa censura na Ditadura Militar, cujos dados oficiais apontam que Rita Lee é uma das artistas mais proibidas pelos militares durante os anos de chumbo. Família, causas defendidas e obras de arte criadas pela própria artista também ganham luz e convidam o visitante a uma experiência única de imersão em um carrossel turbulento e apoteótico.

        Apostando em tecnologia para cativar ainda mais o espectador, a mostra do MIS conta com QRCodes ao longo de toda a exposição, ao lado dos materiais. Neles, nada menos que a própria Rita Lee conta detalhes de sua história em áudios imersivos, totalmente em Dolby Atmos, criando maior sensação de profundidade em sons 360 graus e maior amplitude de conteúdo durante a experiência.

        Os ingressos para a "Samsung Rock Exhibition Rita Lee" custam de R$ 25 (meia) a R$ 50 (inteira) e podem ser adquiridos online. Às terças, a entrada é gratuita, respeitando os limites do espaço e a ordem de chegada do público, que aguarda do lado de fora em um misto de expectativa e ansiedade em conhecer um pouco mais os mistérios da rainha do rock.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com