TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Holístico

Por:   •  15/8/2015  •  Dissertação  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 15

Marketing Holístico

Interno: As empresas precisam atender aos clientes externos e para isso os funcionários precisam ter ao seu alcance informações sobre produtos e serviços para atender, entender e satisfazer o cliente. Endomarketing.  

Socialmente responsável: Hoje as empresas precisam se preocupra com a necessidade da sociedade na qual ela está inserida, buscando de alguma forma contribuir para o crescimento e consequentemente a melhoria de vida desta sociedade.

Integrado: marketing externo + marketing interno

- Marketing Social > Uso de ferramentas de marketing para gerar mudanças importantes de comportamento de indivíduos em relação a problemas como saúde pública, educação, habitação e qualidade de vida, contribuindo para o bem estar do individuo e da sociedade.

Mudança social com finalidade pública

Orientado para o benefício publico

Marketing Societal > Mudança social com finalidade de retorno

Orientado para o consumidor

Principais modalidades do marketing societal

  • Marketing de filantropia
  • Marketing das campanhas sociais
  • Marketing de promoção social de produto e marca
  • Marketing de patrocínio de projetos sociais

- Enquanto o marketing em si pode ser usado por organizações de Terceiro Setor e o marketing societal e o marketing de causas sociais pelas empresas privadas, o marketing social está a serviço de qualquer organização interessada em melhorar a vida dos indivíduos.

-

Marketing Ambiental

“O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação a poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis”.

Segundo Kotler:

“(...) um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”

Marketing ambiental pode ser aplicado a bens de consumo, bens industriais e até mesmo serviços.

Incorpora muitas atividades, incluindo a modificação de produtos, alterações do processo de produção, mudanças de embalagem, bem como a modificação da própria publicidade.

Sustentabilidade

Principio segundo qual o uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades de gerações futuras

Baseada no chamado Triple Bottom Line, que é constituído por três pilares: ambiental, social e econômico.

Ou seja

Para qualquer empreendimento se tornar viável, ele terá que ser socialmente justo, ambientalmente responsável e economicamente lucrativo.

  • Investimentos em meio ambiente não é marketing ambiental (ex: educação ambiental, despoluição, contenção do aquecimento global)

O que uma empresa ganha com a prática do marketing ambiental?

  • Eficiencia no uso de materiais
  • Redução de custos
  • Sintonia com o consumidor
  • Aumento de credibilidade
  • Agregação de valor à marca

Greenwashing “maquiagem verde” é a propaganda enganosa que confere atributos “verdes” que não existem ou não estão comprovados a produtos, serviços ou marcas. E uma nova medida do Conar visa combater formas que o consumidor possa ser enganado por informações falsas ou exageradas a produtos supostamente “verdes” e empresas com praticas supostamente sustentáveis.

Certificação

A certicação pode significar um elemento importante do marketing à disposição do mercado, pois informam ao publico e aos clientes potenciais o comprometimento da empresa com praticas ambientais.

Alguns certificados...

ECOCERT Certifica produtos e serviços vegetarianos, produtos orgânicos e insumos .

A certificação também pondera o comercio justo, o bem estar animal e responsabilidade da empresa com o social e o meio ambiente

IBD Certifica produtos de limpeza, cosméticos, alimentos e algodão orgânico

Procel Certifica equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos

Perfil consumidor com responsabilidade ambiental e social

Lohas > Estilos de vida de saúde e sustentabilidade (em português) descreve um mercado integrado e de rápido crescimento; produtos e serviços que atraem os consumidores cujo senso de responsabilidade ambiental e social influenciam suas decisões.

Os cinco segmentos classificados como lohas:

Lohas: Administradores do ambiente ativos dedicados a saúde pessoal e planetárias. São os maiores compradores de produtos “verdes” e socialmente responsáveis.

Naturalies: Motivados principalmente por considerações de saúde pessoal. Tendem a comprar mais produtos do consumo lohas x itens duráveis

Driffers: Embora suas intenções possam ser boas, Drifters acompanham as tendências quando é fácil e acessível.

Convencionais: Pragmaticos que adotam comportamento lohas quando eles acreditam que podem fazer a diferença, mas são principalmente focados em serem cuidados com seus recursos e fazendo a coisa “certa”, porque irão economizar dinheiro

Indiferentes: Ou desconhecem ou não se preocupam com o meio ambiente e causas sociais, estes consumidores são amplamente focados em apenas “consumir”

Os 4 R’s

Repensar os hábitos de consumo e descarte

Reduzir o consumo

Reutilizar o que for possível

Reciclar materiais

Segmentação de Mercado

O foco em atender às necessidades dos clientes é uma característica própria do marketing.

A maioria das empresas atua em mercados cada vez mais fragmentados no que se refere às necessidades dos consumidores.

  • Quando uma empresa passa a agrupar consumidores com características comuns, ele estará usando o processo de segmentação do mercado
  • Ao invés de considerar o mercado como um todo, o administrador poderá dividir seu mercado em partes menores

                  Com isso ele irá selecionar e agrupar algumas características mais importantes do consumidor que possam determinar diferenças no consumo e abordar estes grupos com estratégias diferentes, inclusive diferenciando o produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (356.4 Kb)   docx (256.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com